Estabelecida e consolidada no mercado há mais de 40 anos, a Sumig - Soluções para Solda e Corte, já não é "só de Caxias" há muito tempo. Além da matriz local, a empresa possui outras três unidades: uma em São Paulo e duas nos Estados Unidos, em Orlando (Flórida) e em Dallas (Texas). A empresa também obteve certificado de exportação para a União Europeia e, recentemente, lançou loja digital para a venda de seus produtos, visando alcançar público onde a empresa não chegava até então.
Ao Pioneiro, o gerente comercial da Sumig, Rudimar Rodrigues e o coordenador de Vendas Externas, Ivan Perini, explicaram sobre a visão de mercado e o desempenho financeiro da empresa atualmente. Confira:
A mais recente novidade foi o lançamento do site de vendas? É incomum empresas da indústria explorarem essa modalidade comercial. Por que e como chegaram a essa decisão?
Rudimar: O e-commerce é um projeto que levou praticamente dois anos antes de se consolidar. A intenção é atingir público onde nossa estrutura não chega. Atendemos hoje todo o Brasil, mas não temos vendedores, representantes em todos os Estados, o que criou essa lacuna. O e-commerce vem a somar e será mais um integrante da nossa força de vendas. Ele pode "visitar" muitos clientes apresentando nossa empresa, levando nossos produtos onde não temos penetração. Agora é mais fácil, no alcance de alguns cliques, principalmente no ambiente virtual que cresce cada vez mais, especialmente na pandemia.
Em Caxias temos muito apego a essa ideia de que Caxias é um polo industrial. De fato é, mas não quer dizer que seja o único. É a lógica desse olhar que vocês têm "para fora"?
Rudimar: Exato. E Caxias já foi mais forte, antigamente erámos o segundo maior polo industrial do Brasil, mas muitas empresas saíram, etc. Diante disso, como se pulverizaram muitas empresas pelo Brasil, temos ramos e pessoas onde não chegamos realmente.
Ivan: Também pelo tamanho da Sumig, o mix de produtos, precisamos atingir o Brasil inteiro. Se pensarmos só no Rio Grande do Sul não atende a necessidade da estrutura que nós temos.
Claro que faz pouco tempo de adesão do e-commerce, mas já observam indicativos positivos? Quanto tempo esperam para uma resposta mais sólida?
Rudimar: Estamos tateando um caminho que é novo pra gente. Disponibilizamos no nosso e-commerce além da nossa linha tradicional de produtos a linha black, que tem apelo mais voltado para consumidor final, autônomos, micro e pequenas empresas. Pequenas empresas até já atendíamos, mas esse consumidor final, até por existir bastante oferta, estamos galgando esse caminho. A gente estima uma venda mensal de em torno de 150 equipamentos, faturamento mensal em R$ 200 mil.
Ivan: Na loja virtual, a nossa principal estratégia é atingir consumidor final e micro e pequenas empresas, clientes de menor porte.
Vocês também investem estratégias em blog, vídeos e até podcast. A abordagem tecnológica para promoção de vendas é um olhar a que também se dedicam?
Ivan: Temos a SumigTV, onde geramos bastante conteúdo em cima de processos de soldagem, não de vender nossos produtos, mas conteúdo que venha a auxiliar nossos usuários. Em cima dessa expertise, tivemos crescimento no podcast, em que fomos pioneiros. Foi uma forma leve que a Sumig encontrou para passar essas informações e incentivar empresários a se atualizarem.
Rudimar: Também ajuda a desmitificar a incerteza do investimento, de que é alto, de que demoraria para dar retorno. Desmitificando tudo isso para o empresário para que ele invista em tecnologia.
Outra frente é o mercado externo, como andam as filiais dos Estados Unidos?
Ivan: Abrimos nossa filial tem seis anos (na Flórida), e, além da Flórida, temos outra no Texas. É um mercado cujo resultado está acima do esperado. Temos penetração forte na linha de robótica, é um mercado maduro em robótica, controle e automação. Nós temos essas filiais que atendem Estados Unidos, mas nossa área de exportação atende os cinco continentes. Temos cultura de exportação de mais de 20 anos e avançamos ano a ano em países novos.
Obtiveram também recentemente o certificado de exportação para a União Europeia. Qual perspectiva para esse mercado?
Ivan: União Europeia é um mercado bastante maduro, mas o que acontece é que esses mercados maduros já têm seus fornecedores tradicionais e a questão de produtos está consolidada, fatia bem alta em termos de valores. Portanto, existe um nicho de mercado grande porque a Sumig tem produtos com excelente valor e mix grande.
A pandemia afetou negativamente ou conseguiram driblar?
Rudimar: A pandemia, assim como foi para todos, afetou sim, principalmente na primeira onda, quando tivemos as paradas, mas já no segundo semestre tivemos uma retomada muito grande. De lá para cá, tivemos resultados acima do esperado.
Ivan: Em termos de faturamento, batemos recorde no segundo semestre do ano passado. Tivemos dificuldades com relação a abastecimento de matéria-prima e até redução da mão de obra em razão da pandemia, mas, de qualquer forma, tivemos crescimento desde o segundo semestre e, para se ter uma ideia, em 2021 a nossa projeção de faturamento é superior em 40% em comparação ao ano passado. Estamos conseguindo atingir essa meta e bateremos recorde de 2014, quando tivemos o melhor faturamento.