Seis estabelecimentos de Caxias do Sul foram autuados pelo Procon nesta sexta-feira por irregularidades na Black Friday. Uma equipe do órgão circulou pelas ruas durante todo o dia fiscalizando as lojas. A maioria dos estabelecimentos foi notificada por estar vendendo produtos com preço diferente do divulgado, ou seja, propaganda enganosa.
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Um deles foi autuado por atendimento inadequado. O Procon chegou à loja após uma denúncia de que os clientes estavam aguardando até três horas para conseguir efetuar o pagamento no caixa.
— Fomos ao local das reclamações e, de fato, havia uma fila muito longa — conta Carlos Henrique de Miranda, diretor do Procon de Caxias.
As multas são de, no mínimo, R$ 6 mil. Mas, em todos os casos, os estabelecimentos terão 10 dias para apresentar recurso. O Procon não quis revelar o nome dos estabelecimentos, mas adiantou que são lojas de departamento.
O comércio costuma estender a promoção. Para se prevenir de golpes, o consumidor pode consultar uma lista de sites não confiáveis para compra no Portal do Procon.
No Brasil
Pelo país, segundo levantamento do Reclame Aqui, foram registradas 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O principal motivo é a propaganda enganosa, que atinge 14% das queixas.
Divergência de valores e problemas para finalizar a compra também foram reportados. Segundo o levantamento, o consumidor está mais preparado e aprendeu a detectar se as ofertas são verdadeiras ou não.