Embora a missão da Incubadora Empresarial de Caxias do Sul (Inec) seja despertar o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento empresarial e estimular o fortalecimento de microempresas industriais em uma região com vocação para negócios, é comum que sobrem vagas no editais de concorrência, como o que está com as inscrições abertas até 2 de maio. A explicação, de acordo com o gerente Lauro Henrique Biasio, é a falta de estruturação e o desconhecimento de muitas empresas.
- Procura tem bastante, mas quando chega na hora, geralmente sobra módulo, uma por não estarem organizadas ainda - revela.
Ensaiar o lançamento ao mercado com custos reduzidos, despesas de instalação e operacionalização compartilhadas e apoio técnico de quem entende do assunto. Eis o que está ao alcance de microempresas em início de atividades que desejam testar uma proposta de negócios com riscos menores por meio das chamadas incubadoras de negócios.
Para participar da licitação e ocupar um dos quatro espaços disponíveis na Inec (outros quatro estão sendo usados), os interessados formalmente estabelecidos enquanto pessoas jurídicas devem preparar um plano de negócios, reunir a documentação exigida, e se inscrever na Central de Licitações (Cenlic).
Além da estrutura física - um box de 50 metros quadrados na Avenida Rubem Bento Alves, no bairro Cinquentenário -, é oferecido suporte na área de gestão. Nos últimos anos, os cursos que vão desde contabilidade básica e formação de preço de venda até orientação quanto a registros de marcas e patentes e marketing e vendas têm sido oferecidos por meio do convênio com a Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (Itec). Para esse ano estuda-se uma parceria com o Sebrae.
Segundo Ismael Marchioretto, há um ano e meio com a Factory Automação incubada na Inec, o principal motivo para que muitas empresas não integrem a incubadora são as dificuldades do processo licitatório
Para ele, no entanto, o auxílio encontrado foi peça-chave para o crescimento do negócio. O custo reduzido com aluguel permite que o preço cobrado dos clientes seja 15% menor do que se tivesse que arcar com as despesas de uma sala locada. Com o preço mais baixo fica mais fácil conquistar nova clientela, inclusive fora do país. Hoje, além do Brasil, mercado que representa 90% dos negócios, a empresa atende os vizinhos da América Latina. Para dar conta desta demanda foram contratados oito funcionários.
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