
Considerada uma das principais consequências diretas da crise, a retração no consumo se instalou com força em Caxias. Nos últimos 12 meses, a queda nas comercializações chegou a 27%.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Para tentar mudar esse cenário e fomentar o comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lança nesta quinta-feira a campanha "Caxias tem Tudo". A presidente da entidade, Analice Carrer, destaca que o objetivo da ação é mostrar que, quando consumimos no nosso município, ajudamos a manter empregos e fortalecer a cadeia produtiva.
– Temos potencial para dar a volta por cima. Fazer diferente e, assim, alcançar resultados diferentes – destaca.
A campanha visa ainda combater o comércio ilegal, conscientizando a população de que a arrecadação de impostos é revertida em benefícios para a cidade. Amenizar o consumo externo, ou seja, as compras fora de Caxias, é outro objetivo da ação:
– Especialmente nesse período de inverno, municípios da região, como Gramado e Nova Petrópolis, "nos roubam" muito público. Mas isso tem um lado positivo: mostra que a população tem interesse de compra, então temos que inovar e aproveitar esse potencial – avalia Renato Corso, vice-presidente da CDL.
A campanha "Caxias tem Tudo" envolve cursos para associados, reuniões direcionadas e divulgação em canais de comunicação. O lançamento oficial ocorre durante palestra de Clóvis de Barros Filho, nesta quinta-feira, no UCS Teatro.