
Foi assinada nesta sexta-feira (11), a ordem de serviço para o início da construção do trevo da RS-324, no acesso ao Distrito Industrial Paulo Rossetto, em Passo Fundo. A obra deve começar dentro de 10 dias e tem um prazo de um ano para ser concluída.
O investimento do município será de R$ 18,2 milhões, R$ 2,7 milhões a menos que o primeiro edital, que passou por fiscalização e orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A obra também tem participação da iniciativa privada, que financiou a elaboração do projeto. A infraestrutura tem 1,64 quilômetro de extensão, abrangendo do km 173 ao km 175 da rodovia.
Etapas da obra
O novo trevo será executado pela empresa Traçado, que venceu a licitação. O engenheiro responsável, Renan Furlanetto, detalhou as etapas do trabalho.
— A obra do trevo inicia primeiramente pela parte de terraplanagem para fazer a regularização de cotas que são necessárias para atingir as normas que foram estabelecidas em projeto. A partir disso, vamos pular para a etapa de drenagem e, posteriormente, iniciar a parte de pavimentação, implantação de bases, pavimentação asfáltica.
O prazo inicial é de 12 meses, podendo ocorrer prorrogação. O engenheiro alerta que, nesse período, podem haver interrupções no trânsito, mas elas devem ser previamente divulgadas.
Melhorias

O novo trevo, com 1,64 quilômetros de extensão, é uma demanda aguardada pela comunidade local, principalmente trabalhadores e empresários que transitam diariamente no trecho.
A obra visa aumentar a segurança e reduzir acidentes na região. É considerada um marco para o Distrito Industrial Paulo Rossetto, onde operam 22 empresas e mais de 2 mil trabalhadores.
O empresário João Pedro Merlin tem empresa no local há 16 anos e diz que a estrutura era uma necessidade.
— Esse trevo vai auxiliar para se ter mais escoamento no município, e também segurança de todos os moradores da cidade que estão passando por ele — relatou.
O custeio será feito pela prefeitura, que assumiu a construção do novo trevo a partir do projeto financiado por empresários locais. Por se tratar de uma rodovia estadual, foi necessária uma autorização do governo do Estado para seguir com o projeto.