Os reflexos das enchentes no Rio Grande do Sul ainda têm impacto sobre grande parte do Estado e da população. De acordo com dados da Defesa Civil, a tragédia climática chegou a desalojar ou desabrigar em maio deste ano, mais de 600 mil pessoas. A instituição também aponta que mais de 94% dos municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas – contabilizando 441, de 497.
Além dos indivíduos, os negócios sofreram devido à catástrofe. Segundo comunicado divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 22,5 mil empresas e 334,4 mil trabalhadores tiveram prejuízos.
Uma das instituições que passou por esse problema foi a Rede de Farmácias São João. Ao longo do Estado, 132 lojas sofreram danos e 47 foram totalmente destruídas. Com isso, o grupo acumulou prejuízo superior a R$ 50 milhões.
Entretanto, mesmo passando por um momento difícil, a empresa encontrou formas de ajudar a população e o Rio Grande do Sul. Confira algumas das ações promovidas pela rede por todo o território gaúcho.
1. Distribuição de medicamentos
A rede de farmácias, juntamente com seus parceiros, distribuiu medicamentos gratuitamente. O programa São João Popular ofereceu mais de 80 tipos de remédios de uso contínuo para hipertensão, diabetes, asma e outras doenças.
As pessoas conseguiram aproveitar esses benefícios indo a uma das 440 lojas do grupo no Estado, em 57 municípios, e apresentando o CPF para a retirada das medicações. No total, foram 438.987 unidades distribuídas para 125.830 clientes.
2. Doação de mantimentos
O grupo também fez uma ação para arrecadar dinheiro e doar 20 mil kits de inverno e 20 mil kits de higiene. Cada conjunto tinha 25 itens para cada família. No total, conseguiram arrecadar, com ajuda de empresários, indústrias, pessoas físicas e da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias), R$ 4 milhões. Usando 34 caminhões, a instituição fez a entrega desses mantimentos em 10 cidades da Região Metropolitana.
Além dessa ação, a rede de farmácias enviou mais de 500 mil caixas de medicamentos, com antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides para todo o Estado. Também mandaram alimentos não perecíveis, refeições e lanches para os atingidos.
3. Auxílio para colaboradores
A empresa ofereceu suporte imediato e personalizado aos colaboradores atingidos pelas enchentes. Entre os vários recursos disponibilizados, estavam: alimentação, medicamentos, vestimentas, produtos de higiene pessoal, abrigo em hotéis, atendimento psicológico, adiantamento do vale-alimentação, bônus alimentação e pagamento do salário integral. No total, mais de 680 famílias de funcionários foram beneficiadas.
4. Empréstimo de imóveis
A rede de farmácias ainda emprestou um imóvel de, aproximadamente, 2 mil metros quadrados para a prefeitura de Canoas. O governo municipal utilizou o espaço como central de entregas. Por se tratar de um prédio central, esse também se tornou o ponto de doação de cestas básicas, produtos de limpeza, calçados e roupas para mais de 9 mil pessoas por dia.
A São João também auxiliou a Secretaria de Saúde do Estado cedendo parte do Centro de Distribuição de Gravataí. Esse ambiente foi usado para armazenar medicamentos e organizar a distribuição para hospitais do Rio Grande do Sul.
O estacionamento do Centro de Distribuição de Gravataí também foi emprestado para a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul. A sede da Ceasa foi inundada pelas chuvas, prejudicando o abastecimento dos alimentos. Então, a Rede de Farmácias São João forneceu espaço, energia, internet, cozinha, segurança e banheiros para a entidade seguir em funcionamento.
5. Abrigo para profissionais da saúde
No segundo andar do Centro de Distribuição de Gravataí, a empresa abrigou mais de 115 profissionais da saúde que vieram de diversos lugares do País. Os especialistas trabalharam voluntariamente para atender às vítimas da enchente.
6. Transporte aéreo e rodoviário
Aeronaves de empresários voluntários e caminhões da São João transportaram mais de oito toneladas de medicamentos e alimentos, além de levar profissionais da saúde e itens hospitalares para pontos estratégicos do território gaúcho. O transporte aéreo também possibilitou o abastecimento de oxigênio para a UTI do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.
7. Plataforma para atendimento
Em parceria com a MPO Saúde, a São João disponibilizou uma plataforma para atendimento médico e psicológico para as vítimas das enchentes em todo o Estado. Clínicos gerais, psiquiatras, psicólogos, obstetras e pediatras atenderam mais de 1.500 pessoas.
8. Comunidade de Roca Sales
Roca Sales foi uma das 441 cidades atingidas pelas fortes chuvas. O município ficou totalmente isolado, sem energia elétrica, telefonia, abastecimento de água ou internet. Como a loja da São João dessa localidade foi completamente destruída, a empresa instalou um contêiner farmácia com todos os produtos disponíveis na rede, para que aquela comunidade não ficasse desassistida até a completa reestruturação. Hoje, uma nova loja das Farmácias São João já está funcionando no mesmo local.
9. Investimento em entidades de segurança
Após a tragédia, a rede São João apoiou a Fundação Brigada Militar com R$ 300 mil para melhorar o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre e R$ 100 mil para ações de reconstrução das moradias dos servidores da segurança pública que foram impactados pelas chuvas. Após, ainda contribuiu com a doação de dois carros, uma moto e três bicicletas elétricas para uso da corporação.