Dia do Professor são todos os dias, dirão muitos; poucos sabem, no entanto, o que realmente significa ser professor, todos os dias. Ainda que a profissão seja uma das mais vilipendiadas, é surpreendente o número de pessoas que tomam o título para si, desprezando os fundamentos do ofício. Ser professor é completamente diferente de estar professor.
A etimologia latina da palavra 'professor' refere-se àquele que professa a sua fé - como os cristãos faziam, ainda que isso possa ter-lhes custado a vida, muitas vezes. Quem é professor se compromete; quem está professor não sabe muito bem o que isso significa. Do ponto de vista conceitual, ao dedicar-se à sua fé, o professor empresta-se em exemplo àquele que aprende. Quem é professor se cuida e se dedica; quem está professor frequentemente pouco enxerga o outro ou a si mesmo.
Assim como a função do médico não é tratar a doença, mas a saúde do paciente, a função do professor não é ensinar, mas promover as condições de o aluno aprender. Para quem não é da área ou está professor, a comparação pode não fazer muito sentido, mas é fundamentada no trinômio conhecimento acadêmico, pessoal e prático, necessário a qualquer profissão.
A formação de professores é apontada como uma das maiores necessidades para o aperfeiçoamento da Educação em nosso país. Há especialistas que indicam esse item como ainda mais urgente do que a própria destinação orçamentária - como se fosse possível investir em qualificação docente sem planejamento financeiro, mas isso é outra história. De qualquer forma, o que se pode inferir até mesmo a partir das proposições de quem não atua em sala de aula é que os programas de formação docente estão em franco descompasso com as demandas atuais.
Pelo fato de as questões relacionadas à Educação serem das mais desafiadoras, urge o incentivo da participação do professor e do papel do seu conhecimento construído em sala de aula na reelaboração de programas de aprendizagem e de qualificação docente. Oficinas, grupos de estudos, bate-papos, escolas abertas e outras formas de interação entre professores do chão da sala de aula e acadêmicos ávidos por esclarecerem suas dúvidas acerca do ofício para o qual se preparam seriam muito bem vindos.
É chegada a hora de lançarmos mão do conhecimento de quem, do ponto de vista pessoal e prático, empenha-se todos os dias em promover condições para que crianças, jovens e adultos aprendam e orgulhem-se de quem são os seus professores e professoras.