
Quem saiu de casa para buscar atendimento nesta sexta-feira (22) no INSS encontrou portas fechadas. Devido ao ponto facultativo decretado para servidores federais, as agências não abriram.
Em Porto Alegre, algumas pessoas foram na agência da Avenida Bento Gonçalves. Antes das 7h, já era possível ver o público chegando ao local. Com frequência, pessoas se deslocam da parada de ônibus ou chegam por táxi e transporte por aplicativo. Elas encontram os portões fechados e são orientadas pelos seguranças a remarcar atendimento.
Morador de Gravataí, Fabiano dos Santos Alencar Santiago, 44, chegou acompanhado da sogra, Maria Santa Ferreira Alencastro, 73. Já é a segunda vez que ele tenta atendimento no local e não é atendido - na primeira, o motivo foi a greve de servidores.
— Estou sem trabalhar devido a um problema de coluna. Liguei na quarta-feira (20) e disseram que o atendimento estava confirmado. Estou contando as moedas para vir, minha sogra idosa veio junto desta vez — lamentou.
Roselaine Pinto Chuquel, 52, também tinha perícia marcada e não foi atendida. Trabalhadora doméstica, ela tem desgastes nos ossos dos dedos das mãos e está afastada desde julho:
— Estava confirmado para 8h. Como pode? Não avisam. Não fiquei sabendo de nada.
Remarcação
Os segurados que estavam com agendamento marcado para esta sexta-feira devem entrar em contato pelo telefone 135 ou plataforma Meu INSS — pelo aplicativo ou site —, entrar com seu login e senha do Gov.br e clicar em “Consultar Pedidos” ou “Agendar Perícia”. Se preferir, a própria pessoa pode escolher uma nova data para atendimento.
Para quem possui o aplicativo instalado no celular, foi enviado um aviso de texto informando sobre o feriado e a remarcação.
O INSS ressalta que essa é a única forma de comunicação com os segurados, pois não entra em contato por ligações telefônicas nem pelo WhatsApp para pedir informações pessoais ou para oferecer serviços.