Devido à grande procura de servidores estaduais pelo empréstimo bancário para receber o 13º salário, o Banrisul confirmou que seu sistema apresenta instabilidade nesta quarta-feira (20).
Clientes relatam que enfrentam problemas desde o final da manhã, o que gera filas nas agências bancárias e caixas eletrônicos. Além disso, correntistas do banco não estão conseguindo acessar suas contas pelo aplicativo nem pelo site.
Diante disso, o banco informou que estenderá o horário de funcionamento das agências nesta quarta-feira em duas horas — agências que fecham às 15h funcionarão até as 17h, e os estabelecimentos que atendem até as 16h seguirão até as 18h. No entanto, o atendimento será exclusivo, nesse período, para o funcionalismo estadual que forem tratar sobre o empréstimo para o 13º.
A mulher de um capitão da Brigada Militar, que está doente, tentou contratar o empréstimo via aplicativo pela manhã. Como o app ficava exibindo a mensagem "momentaneamente indisponível", ela resolveu ir até a maior agência do Banrisul de Canoas, no Centro. No entanto, chegou lá e deparou com o local lotado.
— Tem fila nos caixas eletrônicos e estou há mais de uma hora na fila. O sistema está trancando, fica aguardando e não acontece nada. Os extratos também não estão saindo. Agora há pouco, o gerente disse que todo o sistema caiu. Está um caos — disse a jornalista, que prefere não se identificar.
Na Rua Visconde do Herval, no bairro Azenha, na Capital, a fila de clientes chegou a se estender até a calçada. A maior parte dos clientes conseguiu entrar quando começou a chover.
A assessoria do Banrisul informou que está tentando resolver as oscilações, mas não fez nenhuma previsão de normalização do sistema. O banco ressalta que os servidores poderão solicitar o empréstimo do 13º até o dia 15 de janeiro.