
Em visita a Porto Alegre no dia 16 de janeiro de 2015, o ministro da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, afirmou a jornalistas, após encontro com o prefeito José Fortunati, que não havia a necessidade de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. A declaração frustrou as expectativas dos gaúchos, que esperavam outro anúncio para este ano.
Na manhã de hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha, Padilha disse que foi mal compreendido em suas manifestações. Porém, a fala do dia 16 contradiz a versão dada nesta sexta-feira.
"No devido momento, se necessário for, a gente amplia a pista. Hoje, não tem necessidade, porque nós estamos operando apenas com 54% da capacidade", argumentou o ministro na semana passada (ouça o áudio na íntegra abaixo).
A obra, que vai melhorar a segurança do aeroporto e ampliar o transporte de cargas, chegou a ser uma das mais importantes para a Copa do Mundo, mas foi retirada da lista de prioridades a pedido da Infraero em dezembro de 2012.
Definição, agora, cabe à Infraero
Na tarde da última quinta-feira, Padilha emitiu uma nota e informou que a solicitação de ampliação de 920 metros na pista do Salgado Filho estava sendo feita à presidência da Infraero. No documento, ele defende que um incidente registrado com uma aeronave da Azul, no dia 19 de janeiro, demonstra a necessidade de maior espaço no aeroporto.
Caberá ao Conselho de Administração da Infraero analisar o pedido do ministro. De acordo com a assessoria do órgão, a definição deve ocorrer nos primeiros dias de fevereiro.
O avião da Azul teve um problema técnico e pousou emergencialmente na Base Aérea de Canoas - com 471 metros a mais de pista - na manhã do dia 19. O voo 4111 saiu do aeroporto de Confins (MG) às 6h57min para o Salgado Filho, quando teve de desviar. Especialistas ouvidos por Zero Hora afirmaram que se a pista fosse maior, o susto teria sido evitado.
"Solicitamos que seja avaliada a oportunidade e conveniência de ser dado andamento ao referido projeto, tendo em conta não somente a previsão de aumento da demanda do volume de cargas a ser transportado, mas também a segurança das operações, a fim de que, também, sejam evitados eventos da natureza do noticiado", escreveu Padilha ao presidente da Infraero, José Irenaldo Leite de Ataíde.
O documento também detalha as obras da primeira fase do Plano Diretor de expansão do Salgado Filho. O Terminal de Passageiros 1 passará de 41,5 mil m² para 60,3 mil m² até janeiro de 2017; o Pátio de Aeronave e Pistas de Táxi deve estar maior em março desse ano; um novo Terminal de Cargas, com área de 18 mil m², tem conclusão prevista para setembro de 2016, e o edifício garagem e um hotel de 200 apartamentos, ambos em parceria com o setor privado, devem ser finalizados até abril de 2016.