Usuários de planos de saúde que estiverem descontentes com o atendimento recebido terão a sua disposição um número de telefone para denunciar a má prestação de serviço. Lançado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), o SOS Paciente 0800 200 4200 atenderá a reclamações de todo o Brasil e dará orientação para a garantia dos direitos dos usuários.
O projeto é lançado ao mesmo tempo em que a APM divulga uma pesquisa sobre o descontentamento do usuário com os planos de saúde. No levantamento feito pelo Datafolha, 77% das 804 pessoas ouvidas disseram ter problemas com os planos de saúde. Para o presidente da APM, Florisval Meinão, esse dado é ''surpreendente e inaceitável''. Segundo ele, ''esse é um sistema em que a pessoa paga para ter o atendimento e tem esse alto índice de problemas''.
Os dados mostram que 96% utilizaram algum plano nos últimos 24 meses e 64% tiveram algum problema. Entre os mais apontados, estão demora na marcação de consultas (53%), médico descredenciado (30%), demora na autorização da consulta (25%), falta de médicos nas especialidades (20%).
- É preocupante porque é denunciado sistematicamente que os médicos encontram problemas e, muitas vezes, decidem deixar os planos de saúde pelas baixas remunerações e pressões constantes - afirma Meinão.