Anunciada há 10 anos, durante a cerimônia de inauguração do novo Salgado Filho, como a próxima prioridade na expansão do aeroporto, a ampliação da pista permanece como apenas um desenho na prancheta. Após uma década de novas promessas e cronogramas adiados, a obra agora tem a conclusão prometida para o início de 2014.
Com 2,28 mil metros, a pista deve ganhar mais 920 metros, permitindo que aviões de maior porte consigam decolar com carga completa e tanque cheio rumo a outros continentes. Apesar de a área da Vila Dique necessária à ampliação já ter sido liberada e repassada à Infraero, resta resolver ponto essencial para o início do projeto, sustenta Jorge Herdina, superintendente do Salgado Filho. A primeira etapa da obra, explica, é realocar o sistema de drenagem que contorna a pista e, para isso, seria imprescindível a desocupação do bairro Jardim Floresta, hoje um imbróglio pela necessidade de remover 42 famílias que vivem em casas alugadas.
- A ampliação da pista está no plano diretor de 1979, antes do projeto do novo terminal. A questão da indisponibilidade da área (pela ocupação das famílias) é que inverteu os fatores - sustenta Herdina.
Leia a íntegra da reportagem na Zero Hora deste domingo
Notícia
No limite da pista: processo de desapropriações emperra obra essencial para o Salgado Filho
Desocupação do bairro Jardim Floresta é um dos fatores que atrasa ampliação
Caio Cigana
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