O final do ano se aproxima e muitos empreendedores encontram nesse período um tempo para pensar nos aprendizados e desafios que 2024 trouxe para os seus negócios. Também é nesse período que os empresários preparam o planejamento financeiro - fundamental para analisar o que foi feito, o que ficou pendente e as estratégias para o próximo ano. Para a analista de relacionamento da Regional Serra Gaúcha do Sebrae RS, Giovana Cervo, um bom planejamento precisa conter uma visão clara sobre metas financeiras e de crescimento, o controle de custos, para evitar gastos desnecessários, informações baseadas em dados, para garantir uma tomada de decisão concreta e real, e uma análise de previsão de fluxo de caixa e capital de giro.
– O planejamento financeiro é um processo contínuo que pode ajudar os pequenos negócios a crescerem. Com um bom planejamento, a empresa estará mais preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades – orienta.
Entender onde estão os maiores gastos do negócio pode ajudar não apenas a prevenir despesas futuras e garantir resolução de imprevistos de forma mais assertiva, mas também aumentar a margem de lucro. Por isso, Giovana esclarece que é preciso executar a precificação dos produtos e serviços com cuidado.
– Nós orientamos o empresário sempre a analisar seus custos e margem de lucro, assim como o mercado onde ele está inserido. Outro ponto é entender o seu valor percebido. Se os clientes veem seu produto como premium, você pode justificar um preço mais alto – salienta a analista.
A profissional destaca ainda diversas iniciativas do Sebrae RS para colaborar com a gestão dos pequenos negócios, como planilhas, que podem ser baixadas no site da instituição, cursos, oficinas e a plataforma online UNIO, onde é possível contratar consultorias e serviços de prestadores cadastrados. Foi por meio desses projetos que Giovana colaborou com o barbeiro Juliano Gomes em um momento de transição de sua trajetória empreendedora.
Proprietário da Barbearia Galo Véio, localizada no centro de Caxias do Sul, ele quis trazer para a Serra uma espaço especializado em cortes clássicos, ideia que ele viu em um empreendimento na Califórnia. Há sete anos em atividade, o local tem como meta proporcionar muito mais que cortes de cabelo e barba, mas também um ambiente de trocas e encontros, tudo num clima vintage e ao som de rockabilly.
– Gostamos de conhecer a história de cada cliente e receber todos com um bom dia ou um boa tarde. Parece pouco, mas é algo que faz diferença e foi o que conquistou a maioria dos clientes que nos acompanham até hoje – destaca Juliano.
Ele começou no ramo da estética há 15 anos, como aprendiz de barbeiro. Logo, iniciou um curso de corte em Porto Alegre. Na época, morava na cidade de Canoas, na região metropolitana, e trabalhava com telemarketing na capital. Apesar de já ser responsável pelo corte de cabelo de alguns amigos e familiares, foi depois dessa experiência que Juliano descobriu que queria se dedicar ao ofício de barbeiro para o resto de sua vida. Após trabalhar em alguns salões de beleza, época onde adquiriu muito aprendizado e teve a oportunidade de participar de eventos importantes da área, ele achou que era hora de ter o seu próprio negócio. Ao encontrar um sócio, ele subiu a serra e deu início aos trabalhos da Barbearia Galo Véio.
– Eu era responsável pela parte criativa e meu sócio, que era contador, cuidava da parte das finanças. Porém, houve um momento em que as contas não batiam e eu vi que era hora de assumir sozinho o negócio – lembra o barbeiro.
Após comprar a parte do sócio, Juliano foi buscar ajuda para encarar o desafio de lidar com as burocracias que envolvem um negócio e procurou o Sebrae RS. Desde então, realizou consultorias de marketing digital e finanças, além de participar de cursos e palestras promovidas pela instituição, algo que tem feito a diferença na hora de planejar a gestão para o novo ano que se aproxima.
– Estou conseguindo aplicar na empresa tudo que aprendo nos cursos e mentorias e minha contadora esclarece minhas dúvidas sobre impostos, por exemplo – explica ele, que pretende investir em profissionais de audiovisual para garantir materiais de qualidade para as redes sociais da barbearia, sem esquecer do contato olho no olho, que é o diferencial do negócio.
– Gostamos de participar de eventos, encontrar as pessoas. Por mais que o digital traga inúmeras possibilidades, muitos dos nossos clientes não estão nas redes sociais e queremos manter o contato genuíno com eles. É isso que queremos reforçar na nossa marca – finaliza.