Hoje em dia, as redes varejistas estão investindo cada vez mais no setor, abrindo verdadeiras adegas em seus mercados, realizando importação própria e, em alguns casos, até mantendo um atendente especializado para auxiliar na compra dos clientes. Essas são estratégias que projetam um aumento nas vendas e na fidelização dos fregueses.
Para entrar nos supermercados, é preciso uma grande quantidade de garrafas, e quantidade versus qualidade, às vezes, não andam juntas. A questão é que alguns rótulos estão disponíveis tanto nas gôndolas quanto em lojas especializadas. Resumindo: podemos, sim, encontrar ótimos vinhos nas prateleiras dos mercados. E fique tranquilo, vinho bom não é necessariamente um vinho caro.
Evidentemente que safras raras não estarão lá, mas também não é essa a intenção da loja. Da mesma maneira, nas enotecas, não encontraremos promoções de espumantes quando o objetivo for quantidade. A verdade é que há ocasião e lugar para tudo!
Para facilitar a hora da escolha, compartilhamos dicas importantes para você não errar na compra dos vinhos.
LEIA O RÓTULO
Pode até parecer bobagem, mas ler o rótulo do vinho facilita muito o momento da escolha. Nome da vinícola, tipo de uva, ano da safra e região produtora são algumas informações descritas na garrafa.
Nome do vinho
Geralmente, é o primeiro e maior nome que você encontra no rótulo. Para o produtor, serve para distinguir um vinho do outro. Para o consumidor, serve como identificação da bebida.
Variedade da uva
É a uva que define características importantes da bebida, como aroma e sabor. Saber se o vinho foi elaborado com chardonnay, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir ou até uma com combinação de variedades é um ótimo filtro na hora da escolha.
Safra
Refere-se ao ano em que as uvas que originaram o vinho foram colhidas. Com essa informação, você sabe a idade da bebida. Há rótulos para consumo rápido, chamados de jovens, e especiais para guarda, que são aqueles complexos e elaborados - mais facilmente encontrados em lojas especializadas do que em supermercados.
Produtor
É uma das informações mais importantes do rótulo. Conhecer as vinícolas produtoras pode ajudar muito na hora de escolher a sua bebida. São elas as responsáveis pela qualidade e personalidade do produto final. Ah, vale ressaltar que há excelentes rótulos brasileiros nos supermercados. Você não precisa focar em produtos importados.
Região de origem
A região produtora determina o terroir. E é ele que imprime importantes características aos vinhos. Questões de solo, clima, relevo influenciam no produto final. Quanto mais específica é a origem, mas fácil fica a identificação da bebida. Vale um adendo aos vinhos que possuem certificações como Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP), são importantes reconhecimentos de regiões vitivinícolas. Recentemente, no Rio Grande do Sul, a Campanha Gaúcha recebeu a Indicação de Procedência.
ENCONTRE NA PRATELEIRA
Como uma estratégia de marketing, os supermercados utilizam uma lógica na hora de distribuir os produtos nas prateleiras.
Normalmente, na altura dos olhos do consumidor, com fácil acesso, ficam dispostos os rótulos mais populares e conhecidos, os chamados comerciais. É também nesta altura que você encontrará as promoções do dia. Agora, se a ideia é descobrir vinhos mais baratos e menos conhecidos, é no andar mais baixo das prateleiras que você deve procurar. Mas não se preocupe, isso não quer dizer que a bebida tenha menos qualidade.
Por fim, nos andares mais altos costumam ficar os rótulos caros e complexos, aqueles que têm um público nichado, conhecedor da bebida.
Vale ir com calma ao supermercado e andar por todas as prateleiras. Temos certeza de que você encontrará belezuras por lá.