A empresa gaúcha Gerdau será responsável por fornecer o aço utilizado na construção das estruturas do The Town, festival de música que ocorre nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A parceria foi anunciada em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (30), na capital paulista.
Esta será a primeira edição The Town. O festival contará com shows de nomes como Post Malone, Demi Lovato, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. O novato tem assinatura da Rock World, produtora responsável também pelo Rock in Rio.
A parceria com a Gerdau foi iniciada já na última edição do festival carioca, que contou com mais de 200 toneladas de aço Gerdau em suas estruturas.
Para o The Town, a expectativa é que sejam utilizadas 330 toneladas do material metálico – o equivalente 400 carros populares.
Conforme destacou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o aço utilizado na montagem do festival será 100% reciclável e proveniente da reciclagem de sucata.
— Somos a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, todo ano reciclamos mais de 11 milhões de toneladas de sucata. Temos hoje mais de um milhão de brasileiros que tiram o seu sustento do trabalho com a reciclagem desse material. São essas pessoas e esses materiais que vão construir o The Town — disse Werneck.
Luis Justo, CEO da Rock World, celebrou a retomada da parceria com a empresa gaúcha. Trata-se, segundo ele, de uma reafirmação do compromisso do Rock in Rio e do novato The Town com a promoção de eventos sustentáveis.
— A gente brincou, no ano passado, que certamente a geladeira de alguém virou o Palco Mundo e que, no futuro, o Palco Mundo iria virar a geladeira de alguém. O mesmo vai ocorrer agora com a Cidade da Música, que é a casa do The Town. A beleza do aço é essa: ele é infinitamente reciclável — destacou Justo.
Embaixadora
O evento contou também com a participação da cantora Iza. Ela, que já está confirmada como atração do The Town, em 10 de setembro, e interpreta a música-tema do festival, foi anunciada como embaixadora de sustentabilidade nesta terça-feira.
Antes de interpretar alguns de seus principais hits ao lado do grupo Orquestra de Sucata, no pocket show que foi responsável por encerrar a coletiva de imprensa, a cantora celebrou a missão de representar a causa da sustentabilidade.
— Estou feliz demais com esse convite e com a oportunidade de fazer parte disso. Amo festival de música e tenho uma história muito antiga com o Rock in Rio, vários sonhos meus se realizaram através do festival. E agora posso fazer parte de algo que já nasce icônico, pois a impressão que tenho é que o The Town já está aí há um tempão, é praticamente meu parente antigo (risos). O festival me deu o presente que é cantar a sua música tema, também o de ser uma das primeiras anunciadas, e agora mais esse (ser embaixadora) — celebrou a cantora.
Werneck, CEO da Gerdau, elogiou Iza e a definiu como uma referência.
— Tenho certeza que a mensagem que vamos passar, por meio dela, fará com que as pessoas fiquem mais atentas à questão da sustentabilidade.
Roberta Medina, chief brand reputation officer da Rock World, destacou a relevância dos festivais para a sociedade. Para a empresária, que é filha de Roberto Medida, o fundador do Rock in Rio, a música e a cultura são canhões que servem para iluminar discussões necessárias aos tempos atuais.
— Quando a gente teve uma coletiva de imprensa sobre um festival com a pauta girando em torno de sustentabilidade, de diversidade, de representatividade? — questionou a empresária. — Estamos há 20 anos no Rock in Rio falando sobre construir um mundo melhor e, quando me perguntam como, posso responder que é assim.
Responsabilidade social
Além dos anúncios, o evento marcou o lançamento de um dos produtos oficiais do The Town: um chaveiro em formato de disco de vinil, confeccionado em aço 100% reciclável, que terá a venda revertida inteiramente ao projeto Favela 3D, da ONG Gerando Falcões. Durante os cinco dias de The Town, equipes circularão pelo Autódromo de Interlagos oferecendo o souvenir ao público e explicando sua função social.
A iniciativa contemplada com o valor das vendas, Favela 3D, visa a transformação geográfica e social da Favela do Haiti, em São Paulo, com ações que vão desde reforma e adequação de residências até a inclusão dos moradores no mercado de trabalho e em instituições de ensino. Cerca de 290 famílias vêm sendo impactadas pelo projeto, que é patrocinado pelo The Town, pela gaúcha Gerdau e pela Volkswagen.
Edu Lyra, CEO da ONG Gerando Falcões, destacou a importância de parcerias com o setor privado para combater a desigualdade social no Brasil.
— Nosso objetivo é transformar a pobreza da favela em uma obra de museu antes de Marte ser colonizado. Porque, se nesse mundo a gente tem dinheiro pra ir pro espaço, a gente tem dinheiro para acabar com a pobreza. Se tivermos coragem para reconhecer que temos um fracasso social no Brasil, que é essa pobreza extrema, podemos transformar a superação dele em um desafio coletivo — disse Lyra.
Sobre o The Town
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, o festival estreia em São Paulo no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil metros quadrados que será totalmente renovada.
Com previsão de receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música, a casa do The Town, contará com seis palcos. A cenografia será inspirada em ícones da arquitetura paulistana e terá, entre outros atrativos, uma tirolesa de 21 metros de altura. Os ingressos estão à venda no site e custam entre R$ 407,50 e R$ 815.