CEO da Disney, Bob Chapek se pronunciou pela primeira vez desde que a atriz Scarlett Johansson decidiu processar a companhia por lançar Viúva Negra no streaming da empresa, o Disney+, simultaneamente com os cinemas. A declaração do executivo foi dada durante uma teleconferência para apresentar os resultados do terceiro trimestre da empresa.
Chapek destacou, em seu discurso, que tanto ele quanto o seu antecessor, Bob Iger, juntamente com a equipe de distribuição, determinaram que lançar Viúva Negra também no streaming era estratégia certa para permitir alcançar o maior público possível durante a pandemia de covid-19. Assim, o executivo reafirmou o compromisso contínuo da Disney com a narrativa do longa-metragem solo da heroína vivida por Scarlett.
Sobre a briga jurídica da atriz com a empresa, Chapek reforçou que a situação é vista como uma anomalia. Segundo o CEO da Disney, quando a companhia passou a alterar os planos de lançamento de filmes, todos os acordos para compensar as estrelas cujos bônus estavam atrelados ao desempenho de bilheteria foram remanejados.
— Nós descobrimos maneiras de compensar de forma justa nosso talento para que, não importe qual seja o modelo de negócios, todos se sintam satisfeitos — disse Chapek.
Em sua fala, o executivo apontou que todas as decisões sobre as estratégias de lançamentos são feitas filme por filme, analisando as condições do mercado global e do comportamento do consumidor.
Scarlett processou a companhia por afirmar que foi prejudicada financeiramente, por ser produtora com direito a participação nos lucros. De acordo com a defesa da atriz, o lançamento do filme também no streaming diminuiu a potencial arrecadação do longa. Relatórios produzidos pela defesa da estrela projetaram que ela poderá perder até US$ 50 milhões.
A empresa, no entanto, reforçou que cumpriu o seu acordo com a atriz e que ela já recebeu US$ 20 milhões pelo trabalho. Além disso, foi dito que o lançamento de Viúva Negra no Disney+ com o Premier Access, ou seja, com pagamento adicional, significaria que a atriz e produtora teria um incremento em cima do valor já recebido.
Vale lembrar que Viúva Negra bateu recorde de bilheteria durante a pandemia, faturando US$ 80 milhões apenas com a estreia dos cinemas dos Estados Unidos, US$ 78 milhões no mercado estrangeiro e mais US$ 60 milhões no Disney+. No entanto, as vendas de ingressos caíram drasticamente nas semanas seguintes, o que tornou este o filme da companhia com a maior queda já registrada.