O crescimento dos índices de envelhecimento e a queda ano após ano de recém-nascidos no Japão incentivaram uma empresa que fabrica fraldas a mudar seu público-alvo. A Oji Holdings, que produziu 400 milhões de fraldas para crianças em 2023, anunciou que deixará de elaborar o produto para o público infantil e vai focar no mercado adulto. A informação é da BBC.
Em 2023, o número de recém-nascidos no Japão atingiu a menor marca desde o século 19. Nasceram 758.631 bebês no último ano, 5,1% a menos do que em 2021. Na década de 1970, o país registrava cerca de dois milhões de nascimentos por ano.
Na contramão disso, os índices de envelhecimento subiram no país. Estima-se que 30% da população japonesa tenha 65 anos ou mais. Em 2023, pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 80 anos ultrapassou os 10%.
Maior fabricante de fraldas no território japonês, a Unicharm afirma que desde 2011 vende mais fraldas para adultos do que para crianças no país. Conforme a BBC, a Oji Holdings não deixará de produzir fraldas infantis em países como Malásia e Indonésia, diferentemente da decisão tomada no Japão.
O governo japonês investiu em programas de incentivo e subsídio direcionados a casais com filhos, mas não observou mudança nas taxas. Especialistas do país acreditam que há muitos fatores complexos relacionados ao tema como a queda de registros de casamento, o aumento de mulheres no mercado de trabalho e a alta nos custos para criar uma criança no país.