Os 30 anos da Audi no Brasil foram comemorados com emocionante homenagem a Ayrton Senna e com a mostra do Fórmula 1, do Q6 e-tron e do RS 6 Avant Legacy. A marca alemã anunciou também a parceria com a Senna Brands, a partir de 1º de maio, em projeto institucional e de ações com mesmos valores, propósitos e legados.
O evento comemorativo aos 30 anos da Audi no país movimentou o Parque Mirante, em São Paulo. Contou a história, a evolução e o futuro da marca no país no dia em que o tricampeão mundial Senna completaria 64 anos.
O capacete de Senna no centro do palco e os primeiros veículos da Audi que chegaram ao país marcaram a relação histórica do saudoso piloto com a marca. Os Audi 80 e 100 estavam entre as atrações do Salão do Automóvel de São Paulo de 1992. Um ano depois, Ayrton Senna assumiu a representação da marca no país com a Senna Import e, em 1994, os carros alemães começaram a chegar ao país.
Os Audi 80 e 100 e os esportivos S2 e S4 foram os primeiros quatro carros da marca alemã que chegaram ao país trazidos pela Senna Import. A ousadia de Ayrton Senna, seu irmão Leonardo, do sócio Ubirajara Guimarães e do diretor comercial Jaroslav Sussland foi concretizada na noite de 29 de março, no Aeroporto de Congonhas. Mais de 2 mil convidados acompanharam Senna na espera de Jô Soares sair de um cargueiro da Varig dirigindo um Audi 80 Cabriolet.
O presidente da Audi do Brasil, Daniel Rojas, lembrou as três décadas da marca no país e sua presença “entendendo cada vez mais as particularidades do nosso mercado, conquistando a confiança e lealdade dos brasileiros, proporcionando uma experiência premium em todas as etapas da jornada dos clientes e oferecendo ao público veículos inovadores, tecnológicos e que apontam para o futuro da mobilidade".
Série comemorativa
A marca das quatro argolas anunciou também o lançamento no país da RS 6 Avant Legacy, uma série especial desenvolvida com exclusividade ao mercado brasileiro e limitada a 15 unidades. Além do novo visual, a station wagon ganhou mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o peso e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.
O conjunto propulsor combina V8 4.0 biturbo de 630 cavalos com a transmissão tiptronic de oito velocidades e tração integral quattro. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos - 0,2s mais rápido do que o modelo anterior - e atinge a velocidade máxima de 280 km/h. O Audi RS 6 Avant Legacy chegará aos país ao longo do ano com o preço sugerido de R$ 1.364.990 milhão.
O DNA das pistas de competição da Audi incorporado na gama de veículos esportivos da marca alemã foi destacado pelo diretor de vendas da Audi do Brasil, Renato Celiberti. Lembrou que as station wagons, "segmento que, embora rareando no mercado, oferece uma combinação espetacular de conforto, versatilidade, desempenho e dinâmica de condução".
O executivo ressaltou que a série especial RS Avant Legacy conseguiu o que parecia improvável: tornar o consagrado modelo ainda mais divertido ao volante.
Ousado Fórmula 1
O protótipo Audi para a Fórmula 1 a partir da temporada de 2026 foi destaque do evento. O propulsor vem sendo desenvolvido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, no sul da Alemanha. É a primeira vez em mais de uma década que uma motorização da Fórmula 1 será construída na Alemanha.
Os primeiros testes com a nova motorização ocorrerão no próximo ano. O corpo diretivo voltado à Fórmula 1 foi reestruturado e a Audi anunciou a intenção em adquirir 100% do Grupo Sauber, experiente equipe que desenvolve e fabricará o veículo de corrida em sua sede na cidade de Hinwil, na Suíça. A Sauber também será responsável pelo planejamento e execução das corridas.
A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 espelha o nosso passado, presente e futuro, destacou o diretor de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.
— Uma marca que teve origens nas pistas de competição chegou ao país pelas mãos do eterno "chefe" Ayrton Senna e atualmente está desenvolvendo uma tecnologia eletrificada capaz de oferecer uma performance sustentável e de ponta para competir na categoria mais renomada do automobilismo global — afirma Pillekamp.
Futuro elétrico
O protótipo do Audi Q6 e-tron, apresentado como o futuro da mobilidade premium, marca a inauguração da eletromobilidade na sede da fabricante em Ingolstadt, na Alemanha. É equipado com sistema eléctrico de 800 volts, motores elétricos potentes e um inovador sistema de gestão de baterias e carregamento.
Com a arquitetura eletrônica nova, o protótipo Q6 e-tron representa o próximo passo na eletrificação e digitalização da gama de modelos da Audi. O veículo terá abertura de pré-venda no segundo semestre de 2024.
A Audi já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga para carros eletrificados desde 2019. A rede de concessionários conta com carregadores ultrarrápidos em todo o Brasil.
— Estamos em sintonia com a matriz na Alemanha para oferecer ao mercado brasileiro os últimos modelos e tecnologias disponíveis. Com o Q6 e-tron, demonstramos que o Brasil desempenha um papel central na região da América Latina dentro da estratégia global de eletrificação da marca — conclui o diretor de Eletrificação da Audi do Brasil, Marcos Quaresma.
* O jornalista viajou a São Paulo a convite da Audi.