As dificuldades da economia brasileira e os reflexos das indecisões políticas continuam comprometendo o setor automotivo. Além das elevadas taxas de juros, da restrição de crédito e do endividamento familiar, as vendas dos últimos dias de maio foram prejudicadas pela promessa do governo federal da redução tributária para veículos que custem até R$ 120 mil.
O mês terminou como o pior desde 2016, a queda da média diária de vendas de 8.420 unidades para 7.560 e o aumento dos estoques nas fábricas e concessionárias. Foram emplacados 166.361 automóveis e comerciais leves e, como sempre, a Fiat liderou o mercado e a Strada é o carro preferido pelo brasileiro. A surpresa ficou com o GWM Haval H6, o carro híbrido mais vendido no país.
Com a promessa de incentivos para redução de preços pelo governo federal, o consumidor adiou a compra de veículos. Os reflexos da espera pelos benefícios fiscais serão intensificados até a implantação das medidas que, por promessa do governo federal, deverá ocorrer nos próximos dias. Como o Estadão informou nesta sexta-feira (2), os descontos de 1,5% a 10,96% sobre impostos poderão dar lugar a um bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil para modelos com preços de até R$ 120 mil.
O presidente da Fenabrave, Andreta Jr., destaca que o anúncio da redução de preços ocorreu já no final do mês, no dia 25 de maio, o que reduziu o impacto na queda das vendas e a maior retração nos emplacamentos será sentida nos primeiros dias deste mês. Para o presidente da associação das concessionárias, a celeridade do governo no anúncio e na implantação das medidas será a saída para a retomada das vendas.
A Fiat manteve a liderança, com 34.438 unidades, participação de 20,70% do mercado e mais de 7 mil unidades à frente da segunda colocada. A Volkswagen trocou mais uma vez de posição com a General Motors por 1.100 emplacamentos. A alemã teve 27.385 registros e participação de 16,46% enquanto a norte-americana ficou com 26.220 unidades e 15,7% do mercado. Toyota, com 16.443 registros e participação de 9,88%, e Jeep, que passou a Hyundai, com 11.814 e 7,10%, completaram o ranking das cinco marcas mais vendidas em maio. Foram seguidas por Hyundai, Renault, Honda, Nissan e Peugeot
Marca volume e mercado
- Fiat - 34.438 (20,70%)
- Volkswagen - 27.385 (16,46%)
- General Motors - 26.220 (15,76%)
- Toyota - 16.443 (9,88%)
- Jeep - 11.814 (7,10%)
- Hyundai - 10.930 (6,57%)
- Renault - 7.967 (4,79%)
- Honda - 6.709 (4,03%)
- Nissan - 6.340 (3,81%)
- Peugeot - 2.934 (1,76%)
Fonte: Fenabrave
Automóveis e comerciais leves
A venda de 176.491 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu 13,03% sobre abril, mês com apenas 18 dias úteis. Pior resultado para o período desde 2016, foram 166.361 automóveis e comerciais leves, mais 9,6% na comparação com o mês anterior e menos 5% sobre maio de 2023. Os 127.482 automóveis representaram menos 7,92% sobre abril, e os 38.790 comerciais leves, mais 15,74%. Caminhões e ônibus tiveram 10.130 registros, mais 9,4%.
O resultado acumulado de janeiro a maio de 739.829 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu 9,32% sobre o mesmo período de 2022. Automóveis e comerciais leves cresceram 10,05%, com 685.994 registros. Foram 549.563 automóveis, mais 7,62%; 136.384 comerciais leves, mais 19,82%; e 53.885 caminhões e ônibus, mais 0,05%.
A Strada continua imbatível. A picape Fiat soma 18 vezes liderança do carro mais vendido no país, somando as posições intercaladas. Os 9.716 registros garantiram mais de 2 mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado. O Volkswagen Polo, com 7.636 emplacamentos, desbancou o Hyundai HB20, que caiu para 14º. O Polo Track é um carros preferidos pelos frotistas.
O Chevrolet Onix ficou em terceiro, com 7.376 unidades, e trocou de posição com o Hyundai HB20, que teve 7.143 unidades. O Volkswagen Polo teve 6.063 e o Fiat Argo alcançou 5.475 unidades, completando os cinco mais vendidos.
Os utilitários esportivos voltaram a colocar quatro modelos entre os dez carros mais vendidos no país. O Volkswagen T-Cross ficou em quarto na geral, com 6.012 emplacamentos, e passou o Jeep Compass, que, com 5.560 unidades, caiu para segundo no segmento, mas manteve a sexta posição geral. Seguiram o Chevrolet Tracker – 5.436 registros - e Hyundai Creta – 5.436.
A surpresa do mês ficou com o Haval H6, o híbrido mais vendido no país, com 960 registros. Os carros foram emplacados e entregues aos clientes, antes mesmo da inauguração de sua rede de concessionárias da GWM. O Haval GT também foi o híbrido plug-in mais vendido do país, com 440 unidades.
Dos 10 carros mais vendidos em maio, quatro foram Stellantis (três Fiat- Strada, Toro e Argo, e um Jeep - Compass), três Chevrolet (Onix, Onix Plus e Tracker), dois Volkswagen (Polo e T-Cross) e um Hyundai (Creta).
Posição, modelo e registros
- Fiat Strada - 9.716
- Volkswagen Polo - 7.636
- Chevrolet Onix - 6.947
- Volkswagen T-Cross - 6.012
- Chevrolet Onix Plus - 5.624
- Jeep Compass - 5.560
- Chevrolet Tracker - 5.436
- Hyundai Creta - 5.268
- Fiat Toro - 4.986
- Fiat Argo - 4.710
- Honda HR-V - 4.578
- Volkswagen Nivus - 4.340
- Jeep Renegade - 4.279
- Hyundai HB20 - 4.245
- Nissan Kicks - 4.212
- Fiat Mobi - 4.196
- Toyota Hilux - 3.986
- Toyota Corolla - 3.891
- Volkswagen Saveiro - 3.873
- Toyota Corolla Cross - 3.731
- Chevrolet Montana - 3.593
- Fiat Pulse - 3.490
- Fiat Cronos - 2.950
- Fiat Fastback - 2.943
- Volkswagen Virtus - 2.744
Fonte: Fenabrave