A nova geração dos A6 e A7 Sportback desembarca no país com design atualizado, motor mais potente e avançados recursos de informação, tecnologia e auxilio à condução. Com o mesmo conjunto propulsor, as diferenças ficam com o design e a proposta de cada modelo. Na versão única Performance, o Audi A6 tem preço sugerido de R$ 426.990, e o A7 Sportback de R$ 456.990.
O motor V6 3.0 TFSI de 340 cv e força (torque) de 50 kgfm combinado com o câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral quattro equipa os dois modelos. Segundo a Audi, o A6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e o A7 em 5,3 segundos. A velocidade máxima de 250 km/h é limitada eletronicamente.
O sedã e o Sportback contam com sistema híbrido leve que combina bateria de íons de lítio e alternador de correia em sistema elétrico primário de 48 volts.
Na cidade podem rodar apenas no modo elétrico por alguns quilômetros e na estrada desligar o motor em velocidades entre 55 e 160 km/h. O start-stop desativa o motor a partir de 22 km/h.
Visual e dimensões
Por fora, o A6 e A7 compartilham poucos detalhes como as argolas na grade Singleframe, retrovisores, maçanetas das portas e antena tipo barbatana de tubarão.
O sedã valoriza a elegância com a grade larga, cintura baixa, os faróis planos e as entradas de ar. As linha deixam a lateral com visual mais baixo enquanto uma faixa cromada liga as lanternas traseiras em LED. As rodas são maiores, de até 20 polegadas e 255/40.
O A7 Sportback combina o espaço de sedã com o visual de cupê e a versatilidade de station wagon. A grade larga e baixa, os faróis estreitos e as entradas de ar remetem à esportividade. As laterais são marcadas pelas rodas de 20 polegadas e o caimento do teto. Atrás, as lanternas em LED são ligadas por uma barra também de LED. Um aerofólio integrado se estende automaticamente a 120 km/h.
O sedã tem 4,939 metros de comprimento, 2,110 m de largura, 1,457 m de altura e entre eixos de 2,924 m. O Sportback, 4,969 m de comprimento, 2,118 m de largura,1,422 m de altura e entre eixos de 2,926 m. O porta-malas doA6 leva 530 litros e do A7, de 535 a 1.390 litros com os bancos traseiros rebatidos. A tampa do porta-malas tem comando por sensor.
Interior, detalhes e recursos
Os dois modelos compartilham o luxuoso interior com revestimento em couro e opções em preto, cinza e marrom. Bem completos, direção elétrica, os bancos contam com ajustes elétricos de altura e distância. O volante é multifuncional e o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas. A central multimídia é interativa com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado conta com saídas para o banco traseiro.
O sistema MMI com central multimidia, informação e entretenimento, navegação e câmera de 360º e o Drive Select com cinco funções de condução ficam na tela superior. Na inferior, de de 8,6 polegadas são controlados o ar-condicionando digital automático de duas zonas, funções do carro e e texto.
Os dois modelos contam com avançados sistemas que auxiliam a condução e aumentam a segurança. São o controle eletrônico de velocidade adaptativo, manutenção e aviso de faixa, de distância do carro a frente, e alerta de tráfego cruzado e o irsco de acidente em manobras traseiras, entre outros.
Opcionais
O Head-up display, que projeta as principais fundções do carro no para-brisa, tem preço de R$ 10.000. O Night Vision Assist, que identifica pedestres, animais e objetos distantes à noite,fica por R$ 16.000. Os faróis automáticos full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e assinatura de luzes custam R$ 13.000.
O jornalista viajou a convite da Audi Brasil