
A ofensiva da Volkswagen para retomar a liderança do mercado brasileiro avança com a chegada do Virtus. O compacto premium desembarcará nos concessionários em fevereiro com o desafio ser o primeiro do segmento de sedãs.

A montadora alemã aposta forte no modelo desenvolvido pela engenharia brasileira e que terá duas opções de motores, outras duas de transmissões e três de acabamento. O Volkswagen Virtus custa a partir de R$ 59.990, na versão de entrada MSI, R$ 73.490, na 200 TSI Confortline, e R$ 79.990, na 200 TSI Highline.

O design, a inovação, o conforto e o preço estão entre pontos que determinaram o desenvolvimento do Virtus. Foi pensado para uma nova geração de consumidores que combina tecnologia com coisas que facilitam a sua vida.

O sedã compacto premium enfrentará os novos Honda City e Fiat Cronos previstos também para fevereiro. A Volkswagen considera que 60% dos compradores do Virtus serão homens, 57% casados, com idade média de 43 anos e renda média anual de R$ 96 mil a R$ 112 mil.

O visual do Virtus acompanha a identidade da Volkswagen, marcado por vincos. Na frente, os cortes acompanham a entrada de ar e separam o conjunto ótico principal e os faróis de neblina.

Os faróis, a grade do radiador e o para-choque de linhas horizontais e o capô mais baixo dão a impressão que o sedã compacto é mais largo. Nas laterais se destaca a linha dupla em forma de flecha que corre do para-lama dianteiro às extremidades das lanternas.

As lanternas duplas que ligam os para-lamas com a tampa do porta-malas remetem ao Jetta. O defletor valoriza o visual e colabora para a redução do coeficiente aerodinâmico. Uma moldura acompanha a parte inferior do para-choque.

O Virtus será o primeiro carro fabricado no país com tecnologia de inteligência artificial. O recurso, que utiliza a plataforma Watson, da IBM, conversará com o condutor sobre dados do Manual do Proprietários e possíveis problemas. O assistente inteligente poderá responder de forma simples e rápida questões eventuais questões sobre o carro. O aplicativo Meu Volkswagen responde em português e espanhol.
Montado sobre a plataforma MQB, a mesma do Polo, mas com detalhes próprios para um sedã, com o uso de aços e materiais especiais, o Virtus pesa apenas 50 quilos a mais em relação ao irmão hatch. E também recebeu nota máxima – cinco estrelas -nos testes de colisão da Latin N- CAP para crianças e adultos. Também o selo Advanced Award pelos recursos que reduzem as lesões aos pedestres em caso de acidente.

Com o terceiro volume, o Virtus ficou 42,5 centímetros maior do que o Polo. Tem 4,48 metros de comprimento, 1.96 m de largura e 1,46 m de altura. A distancia entre-eixos de 2,56 m, próxima a de um carro médio, garantiu bom espaço interno para os cinco ocupantes e gênero 521 litros no porta-malas.

O sedã premium conta com duas opções de motores. O 1.6 MSI Total Flex, que equipa a versão de entrada, é um quatro cilindros de 16 válvulas com bloco e cabeçotes em alumínio. O MSI gera de 110 cv e força (torque) de 15,8 kgfm (gasolina) a 117 cv e força de 16,5 kgfm (apenas etanol). O sistema de partida a frio dispensa o uso do tanquinho auxiliar (gasolina). Conjunto propulsor com câmbio manual de cinco marchas, o MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima (etanol).

As versões Comfortline e Highline são equipadas com o 200 TSI combinado com câmbio automático de seis velocidades e opção de troca sequencial de marchas por aletas no volante e ainda o modo esportivo (S) para acelerações mais rápidas e comportamento mais dinâmico do veículo. Três cilindros, 1.0, turbo, o 200 TSI Total Flex desenvolve de 115 cv (gasolina) a 128 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm com os dois combustíveis. Com o TSI, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (etanol).
Versões e preços

Virtus 1.6 MSI - R$ 59.990
Direção elétrica, ar-condicionado, alarme, vidros e travas das portas com acionamento elétrico, a elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, sistema de som Media Plus com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, SD-Card, tomada de 12V, suporte para celular, Isofix, banco traseiro com três apoios de cabeça, quatro airbags (dianteiros e laterais), rodas de aço de 15 polegadas, entre outros.
Opcionais
Connect Pack- volante multifuncional, computador de bordo com display multifuncional, sistema de som sensível ao toque “Composition Touch” e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.
Safety Pack - controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), assistente de partida em rampa (HHC) e sensores de estacionamento traseiros.

Virtus Confortline 200 TSI- R$ 73.490
Versão intermediária contacom direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura e traseiro com três apoios de cabeça, volante com ajuste de altura e profundidade, suporte para celular com entrada USB de carga, vidros e travas das portas com acionamento elétrico, sistema de som Composition Touch com tela sensível ao toque e USB também para o banco traseiro, quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente da partida em rampa, faróis de neblina, saídas de ar traseiras, iluminação no porta-malas e porta-luvas, Isofx e rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.
Opcionais
Tech I - chave presencial para abertura e fechamento das portas, partida por botão, volante multifuncional com aletas para troca sequencial de marchas, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva, crepuscular e estacionamento dianteiros, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16.
Tech II - acrescenta volante multifuncional revestido de couro com aletas para a troca sequencial de marchas, ar-condicionado digital Climatronic, câmera traseira, indicador de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, detector de fadiga, sistema de frenagem automática pós-colisão, detalhes em preto brilhante na cabine e divisão do porta-malas com rede porta-objetos), entre outros.

Virtus Highline 200 TSI – R$ 79.990
Versão topo de linha acrescenta de série detalhes em preto brilhante na cabine, abertura e fechamento das portas por aproximação e partida por botão, volante multifuncional revestido de couro com aletas para a troca sequencial de marchas, ar-condicionado Climatronic com ajuste digital de temperatura, controle eletrônico de velocidade, banco do passageiro dianteiro rebatível para frente, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com luz de conversão estática, liluminação diurna (DRL) em LED e rodas de liga leve de 16”, entre outros.
Opcionais

Couro sintético Native - Revestimento dos bancos e das parcial das laterais das portas.
Tech High - sistema muiltimidia de informação e entretenimento Discover Media de 8 polegadas, detector de fadiga, câmera traseira para auxílio no estacionamento, sensores de chuva, crepuscular e estacionamento dianteiro, indicador de pressão dos pneus, divisão do porta-malas (e rede porta-objetos), antena “tubarão”, faróis com a função coming/leaving home, sistema de frenagem automática pós-colisão.
Technology - adiciona o Active Info Display e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17.

O Virtus terá plano especial de revisões e as três primeiras custarão R$ 1.276,05 para o MSI e R$ 1.215,80 para as versões com motor 200 TSI (1.0 turbo).

Viagem a convite da Volkswagen