
A programação do segundo fim de semana do 21º Fantaspoa tem pelo menos quatro filmes que podem ser considerados imperdíveis.
Um deles terá neste sábado (19) sua segunda e última sessão no evento. Os outros três estão fazendo sua estreia.
Até o dia 27, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre vai exibir cem longas-metragens em cinco endereços da Capital: CineBancários, Cinemateca Capitólio, Instituto Ling, Sala Paulo Amorim e Sala Redenção da UFRGS. Para conhecer todos os filmes, as datas, os horários e os locais das sessões, acesse o site fantaspoa.com.
1) Cagados de Medo (Canadá, 2024)

De Vivieno Caldinelli. Um encanador e seu filho germofóbico são forçados a sujar as mãos para salvar os moradores de um prédio quando uma criatura geneticamente modificada e sedenta por sangue escapa pelo sistema de encanamento.
Ainda não vi, mas acho impossível resistir a esse título e a essa sinopse.
Sessões na Cinemateca Capitólio, neste sábado (19), a partir das 23h, dentro da programação do Madrugadão Fantaspoa, e no dia 26, às 13h
2) Dead Mail (EUA, 2024)

De Joe DeBoer e Kyle McConaghy. Com personagens carismáticos, ainda que não necessariamente exemplares, é um filme de suspense absolutamente envolvente e surpreendente — se eu contar mais, estrago.
A história se passa nos anos 1980. Jasper (Tomas Boykin) é um funcionário dos Correios especialista em decifrar endereços ilegíveis em cartas e pacotes. Certo dia, ele depara com um papel ensanguentado que traz um pedido de socorro e que vai abrir um novo universo na trama: o da fabricação de sintetizadores musicais.
Sessões no CineBancários, neste sábado (19), às 17h, e dia 25, às 15h
3) Garota América (República Tcheca, 2024)

De Viktor Tauš. Dedicado às "dezenas de milhares de crianças que cresceram em orfanatos na Tchecoslováquia comunista", é um drama fantástico tão colorido e exuberante quanto amargo e melancólico.
A personagem principal, Emma, narra suas memórias. Ela cresceu sem pai e com uma mãe alcoolista que negligencia a criação da menina e de seus irmãos — um é adolescente, e o outro, bem pequeno. Emma passar por um orfanato, por um lar adotivo e por um reformatório, se agarrando à esperança de que seu pai está aguardando por ela nos Estados Unidos.
Sessão na Cinemateca Capitólio, neste sábado (19), às 13h (é a última no Fantaspoa)
4) O Mosqueteiro Solitário (Reino Unido/Alemanha, 2024)

De Nicolai Schumann. Coadjuvante em séries como Taboo (2017), Pennyworth (2019-2022) e Os Irregulares de Baker Street (2021), o ator inglês Edward Hogg tem aqui o grande papel de sua carreira. Para começo de conversa, é praticamente só ele que aparece em cena nos 95 minutos de duração deste suspense em preto e branco. Seu personagem, Rupert, é um magnata do mercado financeiro que acorda trancado em um lugar sem portas nem janelas — com exceção de uma fresta onde seus olhos não alcançam.
Rupert não faz ideia de como foi parar ali, e tudo o que tem é um celular antigo. O protagonista, então, passa a usar o aparelho para tentar se lembrar de seus passos anteriores e investigar quem pode estar por trás dessa brincadeira de mau gosto ou, pior, de seu sequestro. Entrementes, vasculha as sombras de suas próprias memórias.
O Mosqueteiro Solitário é absolutamente intrigante na narrativa — ficamos ávidos por novas pistas e revelações — e absolutamente esplêndido na forma. Schumann, o diretor de fotografia Bruce Jackson e o editor Top Tarasin jamais deixam o cenário ou a trama se tornarem monótonos. A equipe está sempre explorando ângulos nesse confinamento de quatro paredes, usando a luz para gerar impacto ou traduzir sentimentos, aproximando ou afastando a câmera do personagem. Hogg, por sua vez, jamais deixa a peteca cair e faz do seu rosto uma montanha-russa de emoções.
Sessões na Cinemateca Capitólio, neste domingo (20), às 20h30min (com presença do diretor de fotografia Bruce Jackson), e dia 22, às 16h30min
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano