
O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A incerteza sobre a capacidade de investimentos do Rio Grande do Sul neste ano não desanimou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Nos últimos dias, Costella tem recebido uma série de comitivas do Interior do Estado, às quais solicita a relação de obras consideradas prioritárias em cada município ou região. O objetivo, de acordo com o secretário, é antecipar a preparação para uma nova fase de investimentos nas rodovias dentro do programa Avançar.
No momento, o governo do Estado ainda aguarda decisões de âmbito nacional que impactam na arrecadação de ICMS e a concretização da venda da Corsan, que está parada na Justiça, para conhecer o tamanho real da receita. No entanto, Costella demonstra otimismo e acredita no anúncio de um novo ciclo de obras ainda em 2023.
— Talvez não seja possível resolver tudo, mas temos que ter uma meta. Se Deus quiser a gente terá essas soluções e o Estado conseguirá ter um novo patamar de investimentos — diz o secretário.
Nesta semana, Costella já recebeu prefeitos, vereadores, empresários e líderes comunitários do Vale do Taquari, Região Sul, Fronteira, Região Central e Vale do Paranhana. Para os próximos dias, estão previstos encontros com representações da Serra, Região Metropolitana, Celeiro e Missões. O plano é ouvir todas as regiões até o final de abril.
Além da relação das obras mais importantes, o secretário tem orientado os municípios a firmar convênios com o Daer para encaminhar os projetos de cada uma das intervenções necessárias:
— Se o Estado tem condições de realizar a obra e o município já tem o projeto, ele larga na frente — reforça o secretário.