O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Com o objetivo de reduzir os prazos de recebimento dos produtos e investir no aprimoramento da experiência de compra do cliente, a Amazon Brasil ampliou sua parceria com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para acelerar ainda mais seu sistema de entregas, com foco agora em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Com o novo acordo, em operação desde 22 junho, os consumidores da Capital passam a receber seus pacotes comprados na Amazon em até um dia útil. Já os clientes de Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Campo Bom terão seus pedidos entregues em até dois dias úteis.
— Começamos essa parceria com a Azul em novembro de 2022, com rotas de entrega de Cajamar, São Paulo, onde fica o nosso centro de distribuição nacional, para Manaus, Belém e Macapá. Desde então, já transportamos mais de um milhão de pacotes para essas cidades. Como os resultados têm sido muito bons, começamos a estudar possibilidades de expandir esse acordo para outras cidades, e assim chegamos em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde há uma demanda muito importante para a Amazon — afirma em entrevista à coluna Alex Cristiano de Paula, líder de transportes aéreos da Amazon no Brasil.
Alex destaca também que atender à expectativa do cliente, cumprindo o prazo de entrega prometido no momento da compra, é fundamental dentro da estratégia da Amazon para gerar uma experiência positiva ao consumidor. Por isso, a empresa apostou no reforço das entregas via transporte aéreo, para oferecer aos consumidores um serviço mais ágil e mais preciso.
— A gente escolheu a Azul, que é uma grande empresa aérea do Brasil, justamente para podermos entregar grandes volumes de produtos na velocidade que a gente gostaria. Temos uma rede logística própria bastante eficiente, contando com parceiros logísticos externos, incluindo a Azul e também parceiros que fazem transporte por terra, tudo isso para fazermos as entregas dentro da promessa que fazemos no site para o cliente no momento da compra — reforça.
A Amazon tem ao total no Brasil dez centros de distribuição, incluindo um em Nova Santa Rita, e outras 24 estações de entrega espalhadas pelo país, que atendem todo o território nacional. Nesta nova rota da Azul com destino a Porto Alegre, os pedidos carregados pelas aeronaves cargueiras ATR-72 também partirão com pacotes vindos do centro de distribuição da Amazon em Cajamar, complementando o serviço de entrega que já ocorre no Estado partindo do centro de Nova Santa Rita.
— A Azul é a maior companhia em número de voos comerciais e cidades atendidas em território nacional. Com a nova rota para Porto Alegre, vamos utilizar a amplitude e conectividade de nossas malhas aéreas para otimizar ainda mais as entregas na região Sul do país — enfatiza Izabel Reis, diretora da Azul.
A ampliação do acordo para entregas entre a Amazon Brasil e a Azul tem ainda uma outra razão para ter se consolidado recentemente. Nos dias 11 e 12 de julho deste ano ocorre o Amazon Prime Day, ponto alto de vendas no calendário anual da empresa.
— O Amazon Prime Day é o principal evento de vendas da Amazon no ano, inclusive maior do que a própria Black Friday. No Brasil, acontece há cinco anos, e ano após ano a gente sempre tem um volume maior de vendas e entregas de produtos do que no ano anterior. Por isso, a ampliação dessa parceria com a Azul, nesse momento, é estratégica também por esse motivo — destaca Alex Cristiano de Paula.
* Colaborou Mathias Boni