O primeiro aporte fora do Brasil feito pelo RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Lojas Renner, foi feito em uma startup de Nova York. A rede gaúcha não revela o valor do aporte.
A escolha foi pela retailtech (startup focada em varejo) Radar, que desenvolve soluções para grandes redes em controle de estoques, localização e acompanhamento em tempo real dos produtos com uso de visão computacional e identificação por radiofrequência.
Uma das soluções possíveis, com a tecnologia da Radar, é fazer compram sem passar em qualquer espécie de caixa. Ou seja, vai alé dos terminais de autoatendimento (self checkout) que já existem hoje. Com o checkout autônomo, o cliente pode pegar as peças que deseja e, ao sair da loja, terá o valor equivalente debitado em seu meio de pagamento cadastrado - cartão ou outro.
Isso é possível porque a radiofrequência, já usada na Renner, localiza as peças de forma automática em todos os locais das lojas, com atualização a cada 60 segundos com 99% de precisão e eficiência - muito acima dos sensores manuais. A rede gaúcha alerta que esse desenvolvimento é de prazo mais longo e, quando estiver disponível, será uma opção a mais. Além da Renner, a Radar fechou negócio para implantar a solução em 500 pontos de venda da American Eagle - especializada em moda e assessórios - nos Estados Unidos nos próximos 12 meses.
Enquanto o checkout autônomo não chega, a tecnologia de visão computacional permite identificar peças que foram vistas, manuseadas ou levadas aos provadores pelos clientes, mesmo que não tenham sido compradas. A intenção é gerar grandes volumes de dados que possibilitam administrar os estoques com mais precisão nos pontos de venda, reduzindo risco de desabastecimento.
— A tecnologia da Radar proporciona ganho de eficiência nas lojas físicas. A localização da peça em tempo real permite que o colaborador encontre facilmente o produto na loja, além de melhorar a experiência de compra do cliente. Como na Renner já usamos o sistema de radiofrequência, que é pré-requisito para a ferramenta da Radar, poderemos ser parceiros nos testes e escalabilidade da tecnologia no Brasil e na América Latina — diz a líder de novos negócios da Renner, Analu Partel.
A Radar é a terceira investida do RX, lançado em março de 2022 com capital de R$ 155 milhões. A primeira foi a Logstore, que produz uma plataforma para centralizar vendas digitais, e a segunda foi a Klavi, que usa inteligência artificial para analisar transações. O objetivo do fundo da Renner é investir em ao menos 10 startups em estágio inicial focadas em soluções inovadoras para o ecossistema de moda e estilo de vida.