Com mais de 30 unidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Lojas Volpato está há seis meses utilizando nova tecnologia para impulsionar as vendas de suas lojas. Mas não só as online, alvo de grandes investimentos recentes da grande maioria do varejo.
O Oto CRM é um programa que leva estratégias de gestão do relacionamento com o cliente para os vendedores das lojas físicas, buscando fortalecer negócios por meio de análise de dados e estratégias, explica Patrícia Matzenauer, gerente de marketing da ferramenta desenvolvido pela agência Pmweb, parte do Grupo WPP.
— É uma tecnologia que integra dados online, como campanhas digitais, interação com o consumidor e navegação, com os dados da loja física, como histórico de vendas e tíquete médio, por exemplo. O programa empodera o vendedor com essas informações e dados para que chegue de forma mais efetiva no consumidor, não fique apenas na loja esperando esse cliente chegar — define.
O Oto CRM é utilizado por mais de 70 marcas, como Hering, Calvin Klein, Centauro e Beagle, e 10 mil vendedores no Brasil. No último mês, a ferramenta ganhou seu primeiro cliente fora do país, no Peru. Havia sido lançado antes da pandemia. Com o sucesso que obteve durante a covid-19, recebeu mais investimento e foi relançado em fevereiro de 2021. Oto é acrônimo de Online to Offline, e CRM é a sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente.
A comunicação com os clientes é feita principalmente por Whatsapp, e o vendedor pode convencer o cliente a ir até a loja, ajudá-lo a comprar no e-commerce ou finalizar o pedido e preparar a entrega na casa do consumidor, acrescenta Patrícia.
A Volpato aderiu ao programa em dezembro de 2021, após enfrentar dificuldades ao longo do ano com as lojas físicas em razão da pandemia. Segundo Rodrigo Paes, gerente-geral de operações da rede, o resultado do uso turbinou as vendas da rede já nas primeiras semanas.
— O projeto inicial era ter o Oto CRM por 90 dias, mas com 30 dias já medimos resultados excelentes, e com 45 dias estávamos com a ferramenta implementada em todas as lojas da rede. Nos primeiros seis meses, consigo atribuir mais de R$ 2 milhões em vendas diretamente ao programa, e também mais de 30% do faturamento de algumas unidades — destaca.
* Colaborou Mathias Boni