As franquias instaladas no Rio Grande do Sul tiveram receita de cerca de R$ 2,5 bilhões só no primeiro trimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado vem da soma de quase 10 mil unidades de 159 redes franqueadoras no Estado.
O desempenho foi 7,7% maior comparado ao mesmo período do ano passado. Para aumentar os negócios no segmento, Porto Alegre recebe, entre os dias 22 e 24, a Feira da Franquia, no centro de eventos do BarraShopping.
Conforme Arvid Auras, diretor executivo da Feira da Franquia, o evento terá uma centena de opções de negócios nacionais em diferentes áreas, e uma programação de palestras desenvolvida em parceria com o Sebrae-RS.
— O mercado do Sul do país é muito atrativo, e nossa expectativa é de grande movimentação de investidores que buscam estrear seu negócio ou diversificar seu portfólio — afirma.
No Rio Grande do Sul, o segmento é concentrado em atividades franqueadas de serviços (26,6%), saúde, beleza e bem-estar (15,4%), moda (10,1%), alimentação (10,9%) e casa e construção (8,7%).
* Colaborou Mathias Boni