Muitos gaúchos que compram a crédito no Mercado Livre ou usam Spotify já usaram os serviços de um banco com sede em Porto Alegre sem saber. O Topázio é um banco digital que só atua com empresas, ou seja, não oferece empréstimos às pessoas.
Criado para facilitar negócios das empresas do Grupo Correa da Silva, o mesmo que vendeu a GetNet ao Santander e hoje atua com Saque e Pague (aquela da "reciclagem de dinheiro") e Embratec Goodcard, entre outras operações.
– Em uma primeira fase, o banco se focava em operar o próprio ecossitema do grupo. Com a venda da GetNet ao Santander, em 2014, a fusão da Embratec Goodcard com a TicketLog, em 2016, começou a ter vida própria – descreve Haroldo Stumpf, CEO do Topázio.
Conforme Stumpf, os movimentos da nova economia, com startups e fintechs, e os estímulos do Banco Central (BC) no universo digital fizeram o Topázio escolher o caminho do "banco como serviço".
– A maioria dos digitais quer o consumidor final, nós percebemos que poderíamos trabalhar no B2B (sigla para a expressão em inglês business to business, ou seja, entre empresas). No Brasil, é o banco que tem esse posicionamento mais puro de trabalhar como serviço para outras empresas. Hoje somos o principal parceiro do Mercado Livre – explica o executivo.
Stumpf detalha que, quando um cliente do marketplace usa o botão "Mercado Crédito", aciona o serviço do Topázio, em todo o Brasil. O banco gaúcho atua com carteiras digitais, como a do Carrefour, e a Payly, da Cosan, um dos maiores grupos privados nacionais, e a Donus, da Ambev, que atende aos pequenos clientes da gigante cervejeira. Atua ainda em operações que envolvem câmbio, como compras no Alibaba e pagamentos ao Spotify. Nesse caso, não tem exclusividade, mas vem crescendo, relata Stumpf:
– É um novo mundo que surgiu e estamos assumindo protagonismo. Temos sede em Porto Alegre, mas nesse mundo não faz muita diferença onde estamos.
Foi um dos primeiros bancos a se integrar ao Pix. Como pretende seguir atuando apenas com empresas, que terão de pagar para usar o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, a expectativa é ganhar com o volume de transações que vai crescer. Como não é um banco tradicional, o Topázio não mede seu tamanho em valor de ativos, o usual no setor financeiro. É no volume de transações que busca sua receita, por meio de taxas cobradas sobre o serviço prestado.
– É quase uma lógica de processamento. Fazemos mais de um milhão de operações por mês. Temos uma franquia, para garantir um volume mínimo, e a cobrança cai conforme o número aumenta.