O vestido da noiva é apenas um dos itens que compõem um casamento, mas, talvez, a escolha mais difícil de ser feita. Para facilitar e baratear a compra, foi criada a startup porto-alegrense O Amor é Simples em 2014. Por meio do e-commerce, a marca vende peças que custam até R$ 2 mil. Em 2019, o faturamento foi de R$ 1 milhão.
Para acelerar o processo de crescimento, a empresa captou, em 15 dias, R$ 650 mil pela plataforma de financiamento coletivo CapTable. Neste ano, projeta alcançar, no mínimo, R$ 1,6 milhão em faturamento.
Segundo Laís Ribeiro, cofundadora da marca, o projeto nasceu de uma necessidade pessoal:
— Quando eu casei, tive dificuldade para achar vestidos, queria um modelo mais simples e com preço mais acessível. Não foi fácil encontrar. Decidimos criar a marca, começamos com investimento de R$ 10 mil.
As coleções são desenvolvidas pela design de moda e cofundadora Évelin Bordin. Jainaína Pasin e Natália Pegoraro também são sócias no projeto. As clientes escolhem o modelo e o tamanho por meio do e-commerce e recebem o produto em casa cerca de dois meses depois. A produção das peças, concentrada na região metropolitana de Porto Alegre, é feita por demanda. Os tecidos são os únicos insumos que a empresa tem em estoque. Para que as noivas façam ajustes nas peças, caso sejam necessários, a marca conta com rede de costureiras parceiras pelo país.
Na avaliação de Laís, a "indústria do casamento" é "muito inflacionária". Ela afirma que, em geral, o aluguel de um vestido custa em torno de R$ 2,6 mil:
— Por princípio, planejamos que o nosso valor ficasse mais acessível do que a média do mercado. Os modelos são bem mais leves, mais fluídos, com menos camada e menos pedraria do que os modelos convencionais.
A marca também criou um showroom em Porto Alegre. Segundo Laís, o retorno foi imediato. A taxa de conversão das vendas aumentou e as sócias decidiram criar uma espécie de loja temporária nas principais capitais do país:
—Deu certo. Abrimos em março de 2018 em Porto Alegre, em maio já saímos para viajar. Basicamente, alugamos araras, espelho, provador e montamos a loja. Já fomos para cidades como Brasília, Salvador e São Paulo. Em geral, viajamos nos finais de semana, quando as noivas têm mais tempo para experimentar as peças.
* Colaborou Camila Silva