O avanço da presença de robôs – de softwares que só levam o nome a grandes estruturas industriais –, desperta curiosidade e temor ao mesmo tempo. Assim como intrigam
os humanos com seu funcionamento e interação, também representam uma ameaça
aos empregos em uma época em que o acesso a vagas de trabalho já está rarefeito.
O desafio de Pepper, nome do robô humanoide da SoftBan que vai "trabalhar" como recepcionista na 7ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), é conquistar a simpatia dos
humanos apesar do temor que sua espécie desperta.
Em sua primeira visita a Porto Alegre, Pepper
é apresentado como um robô capaz de ler emoções.
Tem habilidade de interação e engajamento com as pessoas. Por meio de reconhecimento de voz, câmeras
e sensores, cria afinidade com quem conversa. A tecnologia japonesa faz do Pepper o primeiro robô humanoide social capaz de reconhecer faces e expressões básicas humanas.
Na feira, que começa nesta terça-feira (28) e vai até quinta-feira (30) no Centro de Eventos Fiergs, Pepper poderá vir a ser testado por 8 mil pessoas, público estimado entre a feira e o Congresso Brasileiro do Varejo. O evento é voltado a inovação, tecnologia, gestão e moda. A visita é gratuita, mas precisa de inscrição no site feirabrasileiradovarejo.com.br. Atividades específicas, como o Congresso Brasileiro do Varejo e o Varejo Experience, exigem compra de ingresso. O evento é organizado pelo Sindilolas de Porto Alegre.