As expectativas eram positivas, mas a realidade teve sabor meio amargo: os supermercados gaúchos não tiveram aumento nos negócios nesta Páscoa em relação à do ano passado.
O resultado, conforme balanço divulgado neste domingo (21) pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, foi estagnação nas vendas de produtos típicos da data, como ovos de chocolate, bombons e alimentos para comemorações em família.
O freio nas compras não chegou a surpreender, afirma Longo. Apesar dos sinais de que a economia segue sem deslanchar em 2019, o varejo havia apostado em aumento no volume baseado na ocorrência da data em abril, quando as temperaturas costumam baixar, estimulando o consumo de chocolate. Mas exatamente na semana que antecedeu a data, que concentrou 80% das vendas, as temperaturas subiram.
A quinta-feira (18) foi o melhor dia de faturamento do mês de abril para o segmento. O presidente da Agas destaca que os supermercados haviam adquirido 5% a mais em ovos de chocolates do que em 2018, e a sobra foi exatamente de 5%. Por isso, é possível que redes passem a dar bons descontos nos próximos dias, conforme Longo, dependendo da negociação com fornecedores.
Confirmando a tendência de busca por itens mais baratos, as vendas que mais cresceram na Páscoa foram de pescados (5%), caixas de bombom (4%), carne para churrasco (4%) e bebidas (3,5%). Entre ovos de chocolate, os que mais saíram foram os com até 150 gramas.