
O projeto para construção de uma ponte que pretende ligar a BR-392 e a BR-101, no sul do Estado, foi lançado nesta sexta-feira (21). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá selecionar a empresa que desenvolverá os projetos básico e executivo da travessia que conectará Rio Grande a São José do Norte.
As propostas serão conhecidas em 14 de maio. Quem vencer a disputa precisará realizar os estudos necessários no prazo de dois anos.
Pelo serviço, a empresa receberá R$ 10,33 milhões. A autarquia federal informa que o recurso já está garantido.
A obra é aguardada há mais de 50 anos pela comunidade da zona sul do Estado. Ela foi prometida pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) apontou duas alternativas de traçado distintas como viáveis à execução. O projeto que será desenvolvido precisará apontar a alternativa mais viável dentre elas.
A primeira tem extensão total de 10,84 km. Ela prevê a construção de 4 km de travessia elevada e ponte de transposição no Canal do Norte, na Lagoa dos Patos.
A segunda opção tem 9,7 km de extensão. Do total, 4,93 km serão elevados e haverá a construção da ponte no Canal do Norte. Neste caso, a travessia teria um vão móvel.
Após o levantamento ser concluído, o Dnit montará o edital para contratar a empresa que executará a obra. A nova alternativa de travessia diminuirá em 100 km a distância entre o Rio Grande e Santa Catarina.
— Essa é uma ótima notícia tanto para Rio Grande e São José do Norte, que são as duas cidades que serão ligadas diretamente, quanto para toda a nossa região, para o desenvolvimento econômico, social, para a saúde. A gente sabe que este é mais um passo. Para o nosso porto de Rio Grande, abre a possibilidade de duplicar a área portuária em São José do Norte. Vai ajudar a desafogar nossas estradas e também no turismo regional — comemora a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira.
Atualmente, a travessia entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte é realizada por balsas para os veículos e por lanchas para passageiros. O canal possui cerca de 5 km de extensão, com tempo entre embarque e desembarque de uma hora para os veículos.
Os veículos pesados aguardam em fila para o embarque por mais de uma hora e, por vezes, o embarque só é realizado no dia seguinte à chegada na fila. Existe serviço regular de transporte por lanchas para passageiros que atualmente possui demanda de 8 mil passageiros diários, incluindo ida e volta.