A construção da nova ponte do Guaíba não poderia ficar de fora do anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A obra é emblemática, foi iniciada há quase uma década e está parada desde 2021.
Em março, R$ 84 milhões foram destinados para a construção. No mês passado, porém, R$ 74 milhões foram redirecionados para outras obras em andamento.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), como a obra não tem nenhum contrato em vigor, se esse recurso não fosse usado até o fim do ano, ele seria perdido. Mas a promessa é que as obras incluídas no novo PAC sejam concluídas até 2026.
O caminho para a retomada da construção da nova ponte do Guaíba ainda é longo. O Dnit precisa fazer quatro contratações diferentes: quem irá atualizar o projeto, quem irá atualizar o cadastro de famílias reassentadas, quem irá executar e quem irá supervisionar a construção.
Sem a remoção de ao menos 400 das 600 moradias, é impossível realizar a obra. Somente para a transferência das famílias, o governo precisará investir aproximadamente R$ 100 milhões. Valor semelhante é projetado para construir as alças restantes.
Em dezembro de 2020, Jair Bolsonaro chegou a inaugurar a travessia, mesmo que restassem ainda a execução de quatro alças da estrutura. A pedido do governo federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incluiu o restante da obra num futuro projeto de concessão, ou seja, a construção seria finalizada com recursos de pedágios a serem instalados na BR-116 e BR-290.