Renovado, o maior dois dois veículos do aeromóvel do Trensurb segue sem transportar passageiros. O A-200 voltou para a linha do Aeroporto Salgado Filho em outubro.
Desde então, testes estão sendo realizados e prazos adiados. Originalmente, o veículo voltaria a percorrer o trajeto de 814 metros até a estação Aeroporto do trem em dezembro.
"Durante a etapa de comissionamento, foi detectado um problema de portas que está sendo analisado pela Aeromovel Brasil. O trabalho no veículo deve continuar ainda em janeiro", informou a Trensurb por meio de nota.
O A-200 estava estragado desde julho de 2017, exatamente por conta de falhas nas suas portas e na comunicação dele com a estação. Foram sete meses e meio de reforma para deixar o veículo recuperado. A Trensurb investiu R$ 2,29 milhões.
O A-200 passou por uma atualização da tecnologia, reparo nos componentes de freios e houve reforço no sistema de portas. O veículo - com capacidade para 300 passageiros - também recebeu nova pintura na parte externa e interna, além dos assentos - que receberam as cores azul e amarela - e foram trocados pisos e janelas.
Durante um ano, a Aeromóvel do Brasil fará uma operação assistida. Isso significa que a empresa - que foi quem construiu o sistema - ficará à disposição da Trensurb para qualquer correção que precise ser feita.
Veículo menor
Enquanto isso, o A-100 segue transportando até 150 passageiros. Ele também passará por manutenção.
Nove anos de uso
O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010.
Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.