A maior roda-gigante da América Latina, construída em São Paulo com a engenharia de uma empresa gaúcha, registrou problemas nos primeiros dias de operação. A maioria das reclamações ocorreu no primeiro dia de funcionamento, por conta dos atrasos e das longas filas, que chegaram a quatro horas. Também houve falhas no sistema de ar-condicionado e dificuldade de acesso, devido a lama a resquícios da obra.
A coluna procurou a Compacta Sul, empresa de São Leopoldo que construiu a estrutura da roda-gigante. O engenheiro Róger de Oliveira, sócio da empresa, falou que a construtora gaúcha foi contratada para executar a parte civil e da montagem da roda-gigante. Não se envolveu com a questão elétrica, por exemplo. "Etapas que foram entregues juntamente com a inauguração, no dia 8 de dezembro", disse.
Já a empresa responsável pela roda-gigante, a Roda Rico confirmou que, no dia 9 de dezembro, teve que suspender a operação por algumas horas e reduzir a capacidade de atendimento devido ao forte calor. O Procon de São Paulo chegou a notificá-la solicitando esclarecimentos sobre os problemas.
"Para minimizar tempos de espera em filas para maior conforto e conveniência dos visitantes, reduzimos a oferta diária de ingressos, e estamos reforçando as áreas de sombreamento e descanso, com a instalação de bancos e tendas de proteção nas áreas públicas. Informamos que possuímos todas as autorizações e licenças necessárias e atendemos rigorosamente a todas as normas de operação vigentes", se posicionou em nota Interparques Holding, que também faz parceria com o Parque Temático Mundo a Vapor para uma roda-gigante em Canela, na serra gaúcha.
A atração de São Paulo tem 91 metros de altura. As obras para levantá-la levaram oito meses. Até então, as duas rodas-gigantes mais altas da América Latina eram a Rio Star, do Rio de Janeiro, com 88 metros de altura e a de Foz do Iguaçu, com a mesma altura. Em Balneário Camboriú, a atração tem 66 metros de altura, o mesmo tamanho da prevista para Porto Alegre.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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