Ainda em 2022, Porto Alegre terá um Hard Rock Cafe para chamar de seu. A notícia sobre a unidade foi dada pela coluna em primeira mão há um ano. Agora, em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, Alex Pongor, diretor do Hard Rock Cafe Brasil, detalhou o projeto, deu prazos e informou que o investimento será de R$ 13 milhões.
Quando teremos o Hard Rock Cafe aqui em Porto Alegre?
Nós estamos finalizando a fase dos projetos de arquitetura para início das obras. Acreditamos que até o final do ano nós conseguiremos inaugurar para o público de Porto Alegre a unidade do Hard Rock Cafe no Pontal Shopping (imagem do projeto abaixo). Estamos muito confiantes, porque já temos uma experiência desde 2018 na cidade de Gramado. A receptividade do público gaúcho com a nossa marca é muito satisfatória.
Alguma peculiaridade desta operação em relação às demais?
Nós temos três segmentos no Hard Rock Cafe. Trabalhamos com restaurante bar, com a parte de entretenimento - com shows e de música ao vivo, espaço para bandas novas, bandas conhecidas -, além de um espaço muito bom para eventos corporativos. Há ainda o nosso Rock Shop, uma loja com produtos da marca. Isso vai ter na unidade de Porto Alegre. O grande diferencial que eu vejo é a localização fantástica, com vista maravilhosa para o Guaíba. Então, nós acreditamos fortemente no sucesso do Hard Rock Cafe em Porto Alegre. Além disso, o público gaúcho se identifica muito com a música, principalmente com o rock. Por isso, nós vamos ter uma programação de shows muito intensa na unidade de Porto Alegre. Isso vai ser um grande diferencial.
Assista à entrevista na íntegra com Alex Pondor, diretor da Hard Rock Café Brasil:
Qual vai ser o tamanho da unidade?
Em torno de 1,4 mil metros quadrados com capacidade para 307 pessoas sentadas. Quando nós tivermos shows de música ao vivo, nós conseguiremos colocar em torno de mais de 700 pessoas, 800 pessoas na unidade.
É uma franquia ou uma loja própria?
Ela é uma franquia como todas as outras. Nós temos hoje unidades em Curitiba, que foi inaugurada em junho de 2015, Gramado, em julho de 2018, Fortaleza, em março de 2019, e Ribeirão Preto, em dezembro de 2021. Agora, nós estamos para abrir Porto Alegre até o final do ano e Florianópolis. E para o início de 2023, São Paulo.
O franqueador daqui é o mesmo de outra unidade?
Não, não é o mesmo. É um grupo de investidores. Nós estamos também fazendo parte dessa sociedade para termos certeza de que a operação vai ser de sucesso. Não temos dúvida disso.
Como é o processo para ter uma franquia do Hard Rock?
Bom, nós temos um uma procura muito grande de candidatos para franquia nesse momento, inclusive. Como eu falei, nós temos fechadas essas unidades que estão operando, mais as que irão abrir: Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Já estamos fechando também outras cidades do Brasil. O Hard Rock tem como característica montar uma unidade em cada cidade importante. As únicas localidades do Brasil onde nós temos possibilidade de mais de uma unidade são cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, porque têm uma população muito grande. Mas, normalmente, é uma unidade por cidade, o que torna o empreendimento um ícone. O candidato à franquia entra em contato conosco, nós enviamos um formulário para eles preencherem com alguns dados prévios de capacidade financeira, com currículo e avaliamos. Sendo o franqueado aprovado, nós começamos o processo de assinatura de contratos, processos burocráticos, para depois entrarmos na procura do ponto comercial. Obviamente tendo um só Hard Rock Cafe por cidade, a escolha do ponto comercial é fundamental. Depois disso, partimos para o projeto de arquitetura junto com a nossa equipe de designers. Tem um arquiteto local. E um prazo em torno de nove a 12 meses para a inauguração desde a assinatura do contrato.
Tem a intenção de ter mais unidades do Hard Rock aqui no Rio Grande do Sul?
Sim. Algumas cidades, a gente já começou avaliar. Mas a gente dá um passo de cada vez para consolidar bem cada unidade. Outras cidades já entraram em contato conosco na possibilidade de abrir também no Rio Grande do Sul. O nosso foco agora é Porto Alegre e, como eu falei. temos essa unidade de Gramado que é um sucesso absoluto.
Gramado agora recebeu uma autorização da marca para treinar profissionais né?
Sim, para ser uma unidade de treinamento. São poucas no mundo, fora as dos Estados Unidos. Gramado está se consolidando como uma unidade de treinamento pela qualidade de serviço, a qualidade da equipe. Além disso, os resultados financeiros são muito satisfatórios. Gramado nos surpreendeu. Não que nós não acreditássemos em Gramado, até porque nós fazíamos toda uma avaliação da região, mas Gramado nos surpreendeu positivamente. Gramado é uma cidade que pelo seu tamanho, o potencial que tem pra empreender em comércio, em negócios é impressionante. Acreditamos piamente em Porto Alegre também.
Qual é a faixa de investimento necessário pra abrir uma uma franquia do Hard Rock?
Depende do tamanho da unidade e depende da situação do ponto comercial. Como eu expliquei, o ponto comercial é fundamental porque é uma unidade única, então tem que ser um ponto importante pra se tornar um ícone dentro da cidade. Dependendo da negociação do ponto e do tamanho da unidade, o investimento varia entre R$ 12 milhões e R$ 20 milhões. Depende do tamanho.
Essa de Porto Alegre quanto foi?
Nessa de Porto Alegre, o investimento fica em torno de R$ 13 milhões.
Quantos empregos vai gerar?
Para o início, nós prevemos em torno de 90 a cem empregos diretos. Obviamente, depois, aproximadamente cinco, seis meses depois que a operação se estabilizar, porque a gente entende que tem um boom da abertura, da expectativa. Mas vamos manter em torno de 70, 80 funcionários diretos, fora os indiretos, em torno de 600 funcionários indiretos. São vários fornecedores, principalmente da região.
Vocês dão preferência pra fornecedores locais?
Fornecedores locais, exceto os fornecedores de produtos que são, por exemplo, do Rock Shop. Os produtos da marca são fornecedores homologados e aprovados para atender o Brasil inteiro. Mas nós, em alguns fornecimentos, principalmente de alimentos, damos prioridade ao fornecedor local.
Tem como nos contar algumas das cidades que são candidatas para receber unidades do Hard Rock no Estado?
Isso ainda é segredo porque está numa fase muito inicial. Ainda está em sondagem.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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