Muitos usuários de WhatsApp receberam, ao longo da semana, uma notificação no topo do aplicativo indicando que o sistema de pagamentos da plataforma já está disponível. Trata-se de um serviço da empresa lançado em maio e que permite que pessoas transfiram dinheiro diretamente pelo chat, como se estivessem compartilhando uma foto ou documento.
Para a coluna, o WhatsApp informou que este alerta, que leitores receberam entre quarta e sexta-feira, tem aparecido gradualmente para os usuários conforme o serviço vai ficando disponível. Também pode aparecer quando o aplicativo é atualizado para uma versão já com a função liberada.
Inicialmente, o sistema está habilitado para usuários com cartões de débito, pré-pago ou combo das bandeiras Visa e Mastercard nas instituições financeiras Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. A transação é operada pelo Cielo e funciona a partir do Facebook Pay, a plataforma de pagamentos do Facebook, empresa dona do WhatsApp.
Passo a passo
Para começar a usar, as pessoas precisam adicionar seu cartão de débito do banco parceiro e seguir os procedimentos de segurança junto com a instituição financeira. Depois disso, o serviço já estará disponível para uso: basta escolher a pessoa para enviar o dinheiro, clicar no botão de anexo (símbolo de "mais" para iOS e de um clipe para Android) e escolher a opção "pagamento" . Depois, basta digitar o valor que deseja enviar ou solicitar ao remetente.
A empresa diz que não é cobrada taxa alguma, mas existem limites diários e mensais. As pessoas podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês. Alguns bancos podem estabelecer um limite menor para transações.
Por enquanto, o serviço só está disponível em moeda local e para pessoas físicas. A empresa informa, porém, que trabalha junto ao Banco Central para disponibilizar a funcionalidade também para empresas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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