Apesar de relatos de problemas no aplicativo de habitação, a Caixa Econômica Federal garante que mais de 1,8 milhão de clientes já pediram suspensão das parcelas no financiamento imobiliário. A possibilidade foi uma das medidas anunciadas pelo banco dentro do pacote de ações para minimizar o impacto da pandemia na renda das famílias e na economia.
Inicialmente, a Caixa Federal permitiu a suspensão do pagamento por 60 dias. Depois, ampliou o prazo para 90, ou seja, três prestações. Vale para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra. Clientes que usam a conta vinculada do FGTS para pagamento de parte da prestação também podem pausar a parcela não coberta pelo fundo de garantia.
"Em decorrência do grande volume de acessos, pode haver intermitência momentânea nos canais de atendimento. Com relação ao SMS conclusivo do atendimento, é enviado ao cliente em até 10 dias da solicitação, entretanto, uma vez enquadrado nas regras estabelecidas, o pedido de pausa é processado com a data em que foi registrado.", diz nota da Caixa Federal em resposta ao questionamento da coluna sobre os problemas no app.
As prestações pausadas serão incorporadas ao saldo devedor e diluídas no prazo que falta do contrato da casa própria. Outra opção colocada pelo banco é o pagamento parcial de parcelas por 90 dias. Mas é necessário ligar para Caixa Federal e fazer a negociação.
Como registrar os pedidos:
"Através do app Habitação CAIXA ou do telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda à sexta feira, das 08h às 20h. Os contratos com atraso entre 61 e 180 dias é possível renegociar e solicitar a pausa através do app Habitação Caixa ou do telefone 0800 726 8068.", informa a CEF.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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