
A pesquisa de Dia dos Namorados da CDL Porto Alegre trouxe dados curiosos, mas a coluna Acerto de Contas pincelou um que chamou muito a atenção: os locais onde os conssumidores costumam comprar presentes. Mudaram - e muito - as respostas em relação à pesquisa de 2017.
Lojas de shopping ganharam muito espaço entre as respostas, passando de 37,8% para 68,8%. No mesmo caminho, apareceu o comércio online. As vendas pela internet apareceram em 15,3% das respostas, contra 3,6% do ano passado.
O comércio de rua teve o movimento contrário. Caiu de 54,3% para 8% das respostas.
O principal motivo parece ser um tanto óbvio, a segurança, ou melhor, a falta dela. Ganhando intensidade nos últimos anos, o medo leva o consumidor da rua para o shopping. A internet também ganha com isso, junto com a praticidade e preços. Segundo a CDL Porto Alegre, também há o fator frio.
Para aproveitar essa mudança no comportamento do consumidor, a Vitamina Pesquisa, que fez o levantamento, lembra que o comprador de internet tem o perfil de antecipar compras já que depende do prazo de entrega.
Mais dados selecionados na pesquisa da CDL enviada para a coluna são os valores estimados dos presentes:
Mulheres pretendem gastar: R$ 184,05
Homens: R$ 216,71
Idade:
18 - 24 anos: R$ 136,67
25 - 34: R$ 214,55
35 - 49: R$ 193,90
50 - 59: R$ 256,78
60 - 69: R$ 320
Perfis dos Namorados
A pesquisa da CDL POA também traçou os perfis dos namorados conforme a escolha do presente. Em qual deles o leitor se encaixa?
Afetivo (33,6%) - Escolhe o presente partindo de um significado ou uma memória afetiva.
Prático (31,6%) - Compra o presente e, se a pessoa não gostar, ela pode trocar.
Analítico (25,9%) - Pensa muito antes de comprar para acertar em cheio no presente.
Confiante (9%) - Dá o presente que gostaria de receber.