Sem nem ter chegado perto de Porto Alegre ainda, a Starbucks anunciou a venda da operação no Brasil. Quem comprou foi a SouthRock Capital, empresa de investimentos em participações e que é dona de outras marcas bem conhecidas no ramo de alimentação, como China in Box, Eataly e supermercados St. Marche.
No Brasil desde 2006, a rede tem 113 lojas, que ficam em 17 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Empregam 1.450 pessoas.
A operação deve mudar o modelo de expansão do negócio. O Brasil deve seguir o conceito aplicado na América Latina e Caribe, onde a aposta é em parceiros licenciados.
O fundador da SouthRock, no entanto, trouxe uma esperança para os consumidores gaúchos que sempre ficam elétricos quando volta o boato de chegada do Starbucks por aqui. Em comunicado, Ken Pope citou que quer crescer em novos mercados, como Brasília e... sul do país! Mas adianta que o foco será fortalecer a operação no Sudeste.
“With Starbucks, we see continued opportunities for growth in existing markets like São Paulo and Rio de Janeiro, as well as new markets like Brasilia and the South, and look forward to leveraging our local market capabilities to create even greater value for both Starbucks employees and customers.” - diz o comunicado original da empresa.