O apagão global que afetou diversos sistemas em todo o mundo, obrigou os aeroportos de Florianópolis (SC), Natal (RN) e Vitória (ES) a realizarem manualmente os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque nesta sexta-feira (19). Devido à instabilidade, voos foram atrasados e as companhias aéreas tiveram que se adaptar para prestar serviços.
No Aeroporto Internacional de Florianópolis, de acordo com informações do g1, a manhã começou com longas filas e problemas nos serviços digitais. Já no Aeroporto de Salvador, os terminais da Azul pararam de funcionar por volta das 3h, afetando três voos programados para Recife (PE), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). A maioria dos passageiros já havia realizado o check-in.
Em Campinas, os funcionários precisaram emitir cerca de 30 cartões de embarque manualmente. O sistema foi restabelecido às 8h30min, mas ainda opera lentamente. Outras companhias aéreas não relataram problemas similares.
O que dizem as empresas aéreas?
A Azul Linhas Aéreas informou que, "devido a uma intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais". A empresa orienta os passageiros com voos nesta sexta-feira que não conseguiram realizar o check-in a chegarem mais cedo ao aeroporto e procurarem o balcão de atendimento.
Já a Latam comunicou nas redes sociais que "sua operação não foi impactada pela queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial". A companhia recomenda que os passageiros verifiquem o status dos voos preventivamente.
Procurada por Zero Hora, a Zurich Airport Brasil, administradora de aeroportos como os de Florianópolis (SC), Natal (RN) e Vitória (ES), não respondeu, até o momento da publicação deste texto, sobre a situação atual dos aeroportos.
Impacto mundial
O apagão causou atrasos em voos e afetou serviços bancários e de comunicação globalmente. A falha parece estar relacionada a sistemas que a CrowdStrike, fornecedora de serviços de segurança digital.
No Brasil, usuários relataram que aplicativos de bancos ficaram fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo também enfrentaram dificuldades em suas operações.
Além disso, a instabilidade também causou atrasos em diversos voos. Em comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando "medidas" para mitigar a situação após os problemas detectados.