O crescimento de plataformas digitais nas quais criadores de conteúdo podem criar e vender produtos digitais para audiências específicas está impulsionando a chamada Creator Economy no Brasil. Os formatos de conteúdo são variados, indo desde cursos online e aulas ao vivo até comunidades por assinatura e ebooks.
Para se ter uma ideia, apenas no Rio Grande do Sul, o número de criadores de conteúdo atuando neste mercado aumentou mais de 32% em 2023. Com isso, o estado conquistou a sexta posição no ranking nacional de volume de vendas de infoprodutos no ano passado, de acordo com dados da Hotmart, empresa global de tecnologia especializada na Creator Economy e em soluções para negócios digitais.
Acesse o Instagram da Hotmart e descubra o potencial do mercado de infoprodutos
Impacto e transformação por meio da educação infantil
Apaixonada por educação, a neuropsicopedagoga de Garibaldi, Taise Agostini (@taiseagostini) viu na Creator Economy a oportunidade de usar ciência e ludicidade para facilitar o processo de aprendizagem infantil. Quando pequena, ela mesma enfrentou dificuldades com leitura e escrita, experienciando traumas que moldaram sua jornada pessoal.
Começar a empreender no mercado digital veio como uma extensão natural de seu desejo de que nenhuma outra criança passasse por este tipo de situação. Hoje, a especialista em desenvolvimento infantil e aprendizagem dentro das neurociências tem cerca de 26 mil alunos, mais de 1,5 milhão de seguidores e o maior canal de recursos pedagógicos do YouTube Brasil.
– Por meio de cursos, mentorias e materiais pedagógicos, busco alcançar pais e profissionais da área para compartilhar conhecimentos. Isso porque acredito fervorosamente que podemos gerar transformações significativas através da educação – conta Taise.
Produtor gaúcho criou a maior comunidade do País para certificação da Microsoft
Uma das formas de atuar na Creator Economy é oferecendo conteúdos para pessoas que estão em busca de novos aprendizados. Foi com isso em mente que, em 2020, o arquiteto de computação em nuvem, Raphael Andrade, decidiu produzir um infoproduto para resolver uma dor dos profissionais de tecnologia: o acesso a treinamentos para a certificação Microsoft Azure – tecnologia de nuvem da empresa norte-americana. Foi com base nesse produto que nasceu a TFTec Cloud (@tftec.online), em Porto Alegre.
– Atualmente, somos a maior comunidade de conteúdo de Azure no Brasil. Nossa plataforma tem mais de 600 horas de material detalhado e específico, trazendo toda a expertise dos meus 18 anos como profissional de tecnologia – conta Andrade.
Desde o início, a TFTec transitou por vários fornecedores, até que o aumento no volume de vendas trouxe problemas para a dinâmica de pagamento dos cursos. Além disso, o relacionamento com os provedores era complicado e impessoal.
– Chegamos em um nível em que precisávamos de um parceiro com um canal de comunicação no qual pudéssemos trocar ideias, falar de negócios, coletar insights e nos inspirar em outros infoprodutores brasileiros. Então, em maio de 2023, começamos a trabalhar com a Hotmart – lembra o fundador.
Em um nicho totalmente diferente do da TFTec, Taise também utiliza a Hotmart como plataforma para hospedar e distribuir conteúdos digitais. Segundo ela, a dinâmica tem ajudado a construir confiança e credibilidade para o negócio, pois garante decisões mais embasadas e entregas mais seguras.
– Isso possibilita que os alunos vivenciem experiências enriquecedoras através do meu produto. Uma história que sempre me vem à mente é a de um profissional que estava à beira de abandonar sua paixão pela educação. Com o curso, ele não apenas reacendeu esse sentimento, mas também conseguiu transformá-lo em uma carreira próspera – lembra a neuropsicopedagoga.
Plataforma impulsionadora da Creator Economy
Focada em criadores de conteúdo, a Hotmart oferece um ecossistema completo para criação e venda de negócios digitais, incluindo ferramentas para desenvolver páginas de vendas e e-mail marketing, além de sistemas de pagamento internacional, player de vídeos e relatórios de desempenho.
– Qualquer um que tenha domínio sobre determinado assunto pode se tornar um criador de conteúdo e transformar seu conhecimento em um infoproduto. As possibilidades são infinitas. Do curso de oratória ao macramê, da redação publicitária à ioga, tem sempre alguém querendo saber o que só você sabe – afirma o diretor de Desenvolvimento de Mercado na Hotmart, Alexandre Abramo.
Este ano, a empresa adquiriu a Reshape, startup de inteligência artificial especializada em transcrição, tradução e legendagem – com o objetivo de expandir a distribuição de produtos digitais para outros países. Foi implementada, também, a possibilidade de venda de produtos físicos, responsável por gerar um aumento de até 80% na receita dos primeiros criadores de conteúdo brasileiros que adotaram as funcionalidades da nova solução.
Fundada em 2011, na cidade de Belo Horizonte (MG), a Hotmart tem 1,9 mil funcionários presentes em sete países: Brasil, Países Baixos, México, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e França. Recentemente, ultrapassou US$10 bilhões em vendas de infoprodutos, ajudando mais de 200 mil criadores de conteúdo a crescerem seus negócios digitais internacionalmente.
Siga a Hotmart no Instagram e fique por dentro de todas as novidades