Parte da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre que estava fora de operação para manutenção começa a retornar às atividades. Na quarta-feira (21), seis dos 17 veículos estavam indisponíveis. Um deles já voltou a ser utilizado e outros três serão entregues ainda nesta sexta-feira (23), segundo o coordenador municipal de urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel Lenz Faria Corrêa.
Assim, a expectativa é de que, até o fim do dia, sejam 15 ambulâncias disponíveis novamente. As outras duas devem ficar prontas no início da próxima semana.
— A totalidade não vai estar entregue até o fim da tarde porque as próprias oficinas, em função do período, estão com mecânicos a menos — explica Corrêa.
Das seis ambulâncias em manutenção, três estavam com problemas na embreagem, uma na direção e duas no ar-condicionado — por decisão judicial, os veículos não podem funcionar sem refrigeração. Segundo a SMS, toda a cidade está sendo coberta pelo atendimento, mesmo com a baixa na frota. O que pode acontecer, em alguns casos, é um tempo de espera maior para atendimento de casos menos graves.
Atualmente, existe um contrato de manutenção de veículos de toda a prefeitura com uma cota por setor. O valor disponibilizado para o Samu atingiu o teto e, por isso, há um processo de aditivo em tramitação, que permitiria o pagamento de 25% a mais do valor previsto. No entanto, para este conserto emergencial, a prefeitura fará o pagamento de indenização administrativa, que é o depósito dos valores após o serviço prestado pela empresa.