A segunda batalha de startups do South Summit focou em soluções inovadoras para empresas de diversos ramos. Em uma arena The Next Big Thing lotada, competidores da categoria Enterprise apresentaram uma série de ferramentas que buscam facilitar a vida das companhias e aumentar a produtividade por meio da simplificação. As alternativas sugeridas pelas startups vão desde monitoramento e análise de clientes por vídeo até plataforma que promete “dar match” entre empresas que querem contratar e pessoas que buscam vaga no mercado de trabalho.
A AlterVision abriu a segunda rodada do dia, oferecendo um contador de fluxo de clientes, que utiliza qualquer câmera de monitoramento presente no estabelecimento. O fundador da empresa, Júlio Milani de Lucena, afirmou que esse monitoramento permite observar e analisar as ações de cada cliente nos espaços, possibilitando melhor gerenciamento das lojas e estratégias mais certeiras para aumento de vendas e atração de consumidores.
Em seguida, a Carryt mostrou sua plataforma, baseada na oferta de serviço de logística para os setores de e-commerce, varejo e vendas tipo catálogos. O cofundador e CEO da empresa, Daniel Cuervo, afirmou que a Carryt também impulsiona negócios por meio de tecnologia em um ambiente que centraliza todas essas facilidades para a empresa, afetando diversos setores. "Permite que os comerciantes possam expandir suas lojas e apoiar a transformação digital do dinheiro", destaco o CEO, em trecho do material de apresentação.
A Frota 162 destaca soluções para empresas de logística consultarem as infrações e acompanhar a situação dos condutores em todo o país. O sistema da startup tem integração com todos os órgãos de trânsito brasileiros. A empresa oferece a redução de custos para as empresas por meio da redução de gastos com infração e burocracia, segundo o fundador e CEO da empresa, Marcelo Lemos:
— Nosso negócio pode gerar redução de 40% nos custos e de 80% no tempo das empresas.
Na área de recrutamento e seleção, a Growyx apresentou sistema que ajuda as empresas a contratarem os melhores talentos remotos. A startup faz isso por meio de inteligência artificial, garantindo “mais velocidade para encontrar o candidato certo”.
CEO e fundador da empresa, João Paulo Araújo afirmou que boa parte das empresas alega que um dos principais problemas da operação é a escolha errada dos colaboradores, que impacta negativamente o negócio.
— Unimos o talento certo com a empresa certa — destacou Araújo.
A Grão Direto destacou plataforma de comercialização digital de grãos que conecta produtores rurais e compradores de forma mais eficiente.
Já a startup Evolution Intelligence mostrou serviço de ciência de dados, que permite foco das empresas na operação.
Também participaram dessa categoria a Mavity, que vende solução que mescla design, gerenciamento de projetos e marketing em uma mesma plataforma, com uso de inteligência artificial e equipes criativas; e a Turivius, empresa voltada para advogados, que tenta resolver a complexidade jurídica brasileira por meio da inteligência artificial. A Zuna, que trabalha com ferramenta de gestão de programas de estágio e aprendizagem do Brasil, fechou as apresentações no grupo Enterprise.
Nessa primeira etapa da competição de startups, um representante de cada negócio tem três minutos para apresentar o empreendimento e suas soluções para o público e jurados, que podem realizar perguntas.
Nos próximos dias, as melhores companhias disputam as fases finais até o anúncio das vencedoras nas principais categorias do South Summit Brasil.