Circular pelo Marketplace do South Summit é dar de cara com a criatividade das startups, empresas e hubs de inovação. Situado na parte central do evento no Cais Mauá, o espaço abriga cerca de 160 estandes onde o público tem à disposição inúmeras opções tecnológicas para conhecer, como equipamentos de simulação virtual. E o melhor: muita coisa é interativa.
O Instituto Simutec, que existe há 10 anos em Porto Alegre, está com sua solução no estande da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Trata-se de um centro de treinamento virtual para a área médica. Para atrair os visitantes, disponibiliza um equipamento que simula cirurgias.
— Oferecemos cursos de capacitação na área médica. Este aparelho simula a cirurgia de videolaparoscopia — diz o representante comercial do Instituto Simutec, Rafael Mazzuca.
A reportagem testou o equipamento e utilizou o óculos de realidade virtual na simulação de uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. A sensação é de estar dentro de uma sala de cirurgia, onde, inclusive, se vê um auxiliar e um anestesista. Ao manusear as pinças e a câmera, sente-se como se estivesse tocando na pele do paciente.
— Nossa ideia é que o médico aprimore as técnicas no simulador. Que ele não treine direto no paciente — explica Mazzuca.
O presidente do Sapiens Parque do governo de Santa Catarina, Eduardo Cordeiro Vieira, estava procurando coisas desse tipo no South Summit. Ele testou o equipamento.
— Isso aqui é incrível. O que mais me chamou a atenção foi a sensibilidade das pinças e dos sentidos. Traz uma sensação de realidade muito grande — afirma Vieira.
Nesta quinta-feira (21), centenas de pessoas transitavam pelo Marketplace. No estande da Pix Force, startup vencedora na categoria Mais Inovadora do South Summit de 2022, a estratégia para chamar a atenção passa até pela presença de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes, óculos e coletes.
Esses equipamentos precisam ser conferidos pelas empresas na rotina do dia a dia com auxílio da inteligência artificial. A solução se chama Pix Safety. Tudo para ver se os colaboradores não correm riscos de segurança durante as atividades profissionais.
— Nosso produto é a visão computacional, é muito visual e temos que mostrar isso — ilustra a head de Inovação da Pix Force, Luciane Calabria.
A startup está perto de completar oito anos e ocupa espaço no Instituto Caldeira, no Quarto Distrito de Porto Alegre. Também participa da terceira edição consecutiva do South Summit. Em seu estande, também há tela que simula o monitoramento, que pode ser realizado por plataforma ou aplicativo. Entre os clientes estão marcas como Petrobras, Shell, Furnas e Light.
— Vendemos para as empresas do setor elétrico, óleo, gás e para a indústria 4.0 — enumera.
Empresas de tecnologia predominam no espaço. A Sirros tem sede em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e existe desde 2016. Desenvolve soluções para a indústria 4.0. No Marketplace, exibe uma curiosa maleta com produtos tecnológicos.
— Trabalhamos em três áreas: telemetria, geolocalização e visão computacional — detalha a head de Marketing, Brenda Reis.
A empresa participa pela terceira vez do South Summit. Entre os cientes estão Randon, Suzano, Usiminas, SLC e ArceloMittal.
— Trazemos a maletinha de soluções e disponibilizamos alguns produtos para os visitantes olharem — conclui Brenda.