Um alerta sonoro e a mestre de cerimônias no palco interromperam uma das palestras mais aguardadas do primeiro dia do South Summit em Porto Alegre, nesta quarta-feira (20). No Arena Stage, o fundador do Waze, Uri Levine, concluía um raciocínio sobre a tomada de decisões no processo de inserção dos produtos da inovação no mercado quando houve uma intervenção.
— Ainda não, mais três minutos e concluo — solicitou o speaker.
Ouviu que não seria possível, pois havia um aviso sobre questões climáticas.
— Fica para amanhã — respondeu a apresentadora dos painéis.
Enquanto esteve no palco, Levine, que chegou a prever o fim da indústria automotiva tal qual existe hoje, compartilhou um pouco da experiência com a criação do aplicativo de mobilidade urbana que, atualmente, faz parte do cotidiano dos motoristas em todo o planeta. Com o tema "Apaixone-se pelo problema e não pela solução", o empreendedor brindou o público com frases de efeito carregadas de significados.
— Se você tem medo de falhar, você já falhou, porque não vai sequer tentar. Se você não tentar coisas novas, você já falhou. Se você tem filhos, ensine-os a falhar e a como reagir às falhas. Encoraje-os a falhar. Se for falhar, falhe rápido e aprenda logo — foram algumas das máximas usadas para definir as diversas etapas do processo que faz a inovação.
Ao relatar satisfação por estar no Brasil, e no South Summit, o fundador do Waze classificou as etapas do processo de inovação. Na primeira delas, afirmou que toda jornada começa com um grande problema a ser resolvido.
— Se você for a única pessoa do planeta com esse problema, vá ver um terapeuta. Mas se mais pessoas têm esse problema, o seu próximo passo é ir falar com essas pessoas para entender perspectivas diferentes sobre o tema — resumiu, ao lembrar que, no geral, tenta-se resolver algo "que odeia-se tanto a ponto de tentar resolver".
A partir disso, Levine traçou cenários com base no momento de transformação gerado com a inteligência artificial e a velocidade com que as mudanças ocorrem.
Ele lembra que, entre as maiores empresas, apenas 5% chegaram ao tempo em menos de 10 anos. Marcas conhecidas, como Amazon, Facebook, Tesla e Google, explodiram com mais de uma década em desenvolvimento. Agora, comenta, no ranking das maiores empresas globais de 2034 estarão muitas que sequer chegaram ao mercado.
— Ainda não conhecemos esses nomes, mas eles estão lá — projetou.
Com base na análise, o palestrante alertou sobre a relevância de entender e, muitas vezes, até criar o mercado em que se insere o produto, e disse que a única métrica válida é "retention", algo que, aplicado ao universo dos negócios, assemelha-se a resiliência ou perseverança, em português. E isso, concluiu, só se atinge quando se está "apaixonado pelo problema", porque resolver mais e melhor a mesma demanda é o que fará com que uma ideia se torne o produto de uma grande companhia longeva.