Até estar prestes a completar 250 anos, Porto Alegre passou por inúmeras reformulações viárias. Algumas foram decisivas para o desenvolvimento da Capital. Nesta série de reportagens, abordamos 15 obras com essas características.
Cinco obras pertencem ao passado. Outras cinco estão saindo do forno ou devem se tornar realidade ainda no presente. E as cinco últimas ocupam um lugar reservado, por enquanto, no futuro da Capital. A nova orla do Guaíba, por exemplo, ilustra a transformação de um espaço que não apresentava grandes atrativos em um dos principais pontos de encontro atuais da cidade.
Independentemente da época em que foram feitas as transformações urbanas, uma característica em comum une quase todas – facilitar o acesso ou diminuir o tempo para os deslocamentos das pessoas de um ponto a outro.
— As obras físicas são importantes, mas o grande desafio é fazer diferentes mentes separarem o lixo, trocar o uso do veículo particular pelo transporte coletivo, para diminuir a poluição, e construir uma cidade mais educadora. Esse sentimento de pertencimento é o maior legado que quero deixar — diz o prefeito Sebastião Melo.
O gestor público salienta, porém, que obras de mobilidade urbana e de macrodrenagem serão necessárias no futuro da cidade, mas pontua a importância de se entregar aquelas ainda em desenvolvimento:
As obras físicas são importantes, mas o grande desafio é fazer diferentes mentes separarem o lixo, trocar o uso do veículo particular pelo transporte coletivo, para diminuir a poluição, e construir uma cidade mais educadora. Esse sentimento de pertencimento é o maior legado que quero deixar
SEBASTIÃO MELO
Prefeito de Porto Alegre
— A obra na Avenida Tronco termina até o fim do ano e vai ligar o trecho com a Terceira Perimetral. Pretendemos também abrir a Severo Dullius para desafogar o trânsito na Sertório. As mudanças no Centro Histórico já começaram e o 4° Distrito será outro desafio. Na região, precisaremos resolver a questão do Loteamento Santa Terezinha (localizado na Rua Voluntários da Pátria) — avalia.
O professor de Planejamento Urbano Eber Pires Marzulo, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), chama atenção para o impacto social desse tipo de obra em uma cidade. Ele pondera que a intervenção realizada na Avenida Tronco atingiu uma enormidade de famílias.
Se a via for associada a uma proposta de transporte coletivo qualificado, trará algum benefício para a mobilidade da população. Se for qualificar a Avenida Tronco para os carros particulares, não traz melhoria alguma
EBER PIRES MARZULO
Professor de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
— A quantidade de famílias atingidas por essa obra em Porto Alegre, no conjunto das demais intervenções do país, foi a mais alta, na época. Essas pessoas não terão para onde ir com o dinheiro pago pelo Estado. O valor pago não permite a essas pessoas comprarem outro lugar na mesma região, sendo empurradas para a periferia — analisa o docente.
Segundo Marzulo, a obra da Avenida Tronco, agora, precisa ser exemplar em termos de mobilidade urbana.
— Se a via for associada a uma proposta de transporte coletivo qualificado, trará algum benefício para a mobilidade da população. Se for qualificar a Avenida Tronco para os carros particulares, não traz melhoria alguma — pondera.
Confira as reportagens sobre as obras mais emblemáticas da Capital
- Viaduto Otávio Rocha
- Cais do Porto
- Canalização do Arroio Dilúvio
- Antiga Ponte do Guaíba
- Terceira Perimetral
- Trechos 1 e 3 da Orla
- Cais Embarcadero
- Parque Pontal
- Revitalização do Centro Histórico
- Ampliação da Anita Garibaldi
- Trecho 2 da Orla
- Revitalização do 4° Distrito
- Aeromóvel
- Parque da Harmonia remodelado
- Revitalização do Cais do Porto
Porto Alegre ano 250
Porto Alegre completou 249 anos em 26 de março de 2021. Para o Grupo RBS, a data também marcou o início da contagem regressiva para os 250 anos, que são completados agora no fim do mês. Assim, têm sido publicados mensalmente em Zero Hora e GZH, até o aniversário de quarto de milênio da Capital, conteúdos que abordam aspectos fundamentais na tentativa de entender a formação de a identidade porto-alegrense. As reportagens tratam da Porto Alegre das ruas, das pessoas, do futuro, da cultura, do empreendedorismo e das paixões. Esses conteúdos lançam um olhar para trás, como forma de compreender o que nos trouxe até aqui, retratam o presente e projetam o amanhã da Capital, sempre com foco voltado a aproximar nosso público da cidade que escolheu viver.
Produção: Guilherme Gonçalves