
Principal evento do calendário do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), a Caminhada Rosa ganhou outro formato para divulgar a luta contra o câncer de mama neste sábado. Pela primeira vez em 17 anos, foi realizada uma Carreata Rosa, que reuniu centenas de veículos no Parcão, em Porto Alegre. O grupo deixou o local às 16h30min rumo à Usina do Gasômetro.
— Tudo está sendo novo este ano. Todos os dias foram dias de caminhada, e vimos a comunidade participar efetivamente. Está sendo uma experiência única — disse Samsara Nyaya Nunes, diretora de marketing do Imama.
Em razão da pandemia de coronavírus, a campanha Outubro Rosa deu-se de forma quase exclusivamente virtual até este sábado. As vendas de camisetas foram feitas principalmente pela internet, e o instituto estimulou os apoiadores a enviarem fotos que foram publicadas em painéis espalhados pela cidade.
Até meados do mês, foram comercializadas cerca de 6 mil camisetas — toda a renda arrecadada com a venda é revertida para o instituto. Ainda que mais tímido que em outros anos, quando são vendidas, em média, de 10 a 15 mil, a adesão a distância da comunidade é comemorada pelo Imama.
A carreata desde sábado marca o fim da campanha de 2020. O grupo, que reúne apoiadores e mulheres que venceram câncer de mama, irá se deslocar pela Avenida Ipiranga até a Usina do Gasômetro, com o apoio de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O encerramento do evento está previsto para as 18h.