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A prefeitura de Porto Alegre reabriu, nesta sexta-feira (21), a licitação para ampliar o número de motoristas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A empresa vencedora da disputa incluirá 30 motoristas aos atuais 71 condutores concursados que atuam no serviço de urgência.
As propostas das empresas concorrentes serão conhecidas em 4 de outubro. Ainda não há previsão de quando os novos funcionários entrarão em atividade.
A prefeitura estima que a ampliação do número de motoristas por meio de terceirização – ao invés da contratação por concurso – gerará economia de R$ 40 mil por mês. A terceirizada deverá receber R$ 161 mil mensais pelo serviço.
A primeira tentativa de contratação foi barrada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão de controle manifestou contrariedade, entre outros pontos, à participação, na disputa, de cooperativas de trabalho. A Secretaria Municipal da Saúde diz que adequou todas as exigências feitas pelo TCE.
De acordo com a Secretaria, a contratação é necessária para suprir a atual demanda de escalas de trabalho. Atualmente, aponta a pasta, a falta de funcionários faz com que, frequentemente, parte das ambulâncias fique parada, sem auxiliar nos atendimentos.
O Samu, em Porto Alegre, funciona ininterruptamente, com 10 bases e 15 ambulâncias. Destas, 13 foram adquiridas nos últimos dois anos. Porto Alegre foi a primeira cidade do país a implementar o serviço de urgência pré-hospitalar, em 1995.