As solicitações para atendimento na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), em Porto Alegre, não têm mais de passar pelo 156, telefone da prefeitura para registro de demandas. Agora, quem precisar de um olhar clínico para problemas em pets deve comparecer no local às 13h para garantir uma ficha para atendimento no mesmo dia. O serviço pode ser utilizado por animais de beneficiários do Programa Bolsa Família e encontrados na rua. Antes, era preciso ligar para o 156 e aguardar a ligação da unidade para marcação de dia e horário.
Segundo a coordenadora do local, Viviane Diogo, a mudança surgiu após uma análise dos números: de 170 agendamentos marcados em um mês, 85 compareceram ao atendimento:
— A gente tem uma estrutura que está à disposição, mas as pessoas não comparecem e não nos comunicam que vão faltar, então não temos tempo de chamar alguém para aquele horário. O objetivo é que não existam mais essas faltas. Quem realmente tem interesse irá se deslocar até a unidade.
Serão distribuídas 20 fichas por dia. Após a retirada dos números, às 13h, o atendimento começa a ser feito às 13h30min e segue até as 16h30min. O serviço é oferecido em todos os dias da semana, menos na quarta, reservada a protetores que têm cadastro na prefeitura. Na parte da manhã, apenas cirurgias são realizadas no local.
A Unidade de Saúde Animal Victória
— Inaugurada no fim de 2016, conta com 1,6 mil metros quadrados, e fica no número 3.489 da Estrada Bérico José Bernardes, na Lomba do Pinheiro
— São quatro consultórios, cinco salas de cirurgia, alas para internação, setores de quimioterapia, de exames de imagem, laboratório de análises clínicas e salas para reuniões
— A unidade dependia de uma licença ambiental para funcionar, o que atrasou o começo dos trabalhos
— O primeiro atendimento foi realizado em 2 de março de 2018